Administrador por formação e testado na área pública, já que cumpre o terceiro mandato como prefeito de Utinga, Joyuson Veira Santos (PSL) não perdeu tempo para implantar na Chapada Diamantina uma Faculdade de Agronomia. Depois da mobilização na capital (veja aqui), Vieira acompanhado da primeira dama Aninha, do vice-prefeito e advogado, Atila Karaoglan, e do presidente da Câmara de Vereadores o também advogado Jonas Aguiar estiveram presentes na recepção realizada pelo prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), para receber o governador Rui Costa na última sexta-feira – dia 22 de março.
Como havia informado, o gestor público compareceu ao ato com o protocolo de intenções, que foi assinado pela maioria dos prefeitos presentes (10 assinaturas) representantes de municípios que compõem os territórios de identidade Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina. “Como sabemos, estamos em um raio de 150 quilômetros, em média, sem qualquer atendimento pelo ensino público superior e gratuito, mormente nas áreas vocacionais de nossa região [agronomia, veterinária e turismo]. Há cerca de um ano, abrimos a negociações com o governo do Estado e o Instituto Federal Baiano [IFBaiano] – objetivando a doação do governo da fazenda de 400 hectares da extinta EBDA”.
A fazenda está localizada no município de Utinga e será utilizada para a implantação de um campus do IFBaiano que se comprometerá em implantar os ensinos técnico e superior capazes de atender demandas de ensino especializado. “Inclusive de agronomia para os jovens espalhados em 15 municípios da Chapada Diamantina”, informa o prefeito Joyuson Vieira no documento prontamente assinado pelos colegas prefeitos. O pleito do prefeito de Utinga recebeu o apoio do prefeito anfitrião, Ricardo Mascarenhas, que em seu discurso reforçou o pedido ao governador Rui Costa.
“Se faz necessário também, que os colegas prefeitos fortaleçam esse pleito junto aos seus deputados estaduais, federais e senadores. Todo esforço será bem-vindo para realizarmos esse sonho que vai beneficiar a nossa região, cuja vocação é eminentemente agrícola”, declara o Vieira abraçado com o deputado federal Marcelo Nilo (PSB), representante da administração ‘Utinga de Todos’ – que já vem mobilizando os colegas no Congresso Nacional.
Outro representante de Utinga que abraçou e luta pelo pleito de Joyuson Vieira foi o deputado estadual, Marcelo Veiga (PSB) – que defende a administração de Vieira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A vontade e determinação do prefeito de Utinga em ofertar a região com formação superior e de qualidade é tamanha que ele pediu a assinatura até mesmo do deputado de oposição, Eduardo Alencar (PSD) – que estava presente ao evento. E conseguiu. Para Joyuson Vieira, Utinga e a Chapada Diamantina devem estar acima das diferenças políticas, ideológicas e partidárias.
Jornal da Chapada