A prefeitura de Ibiquera, na Chapada Diamantina, emitiu nota e afirmou que erosões foram causadas pelas chuvas em estradas vicinais do município. De acordo com a gestão do prefeito Ivan Almeida (MDB), a denúncia apresentada pelos moradores e publicada pelo Jornal da Chapada, na última quarta (27), não condiz com a realidade e que a equipe administrativa tem atuado para solucionar entraves para melhorar a vida dos munícipes. “Manter as estradas perfeitas durante as chuvas é impossível, e também não iremos reclamar da chuva, ela é benção para todos nós e principalmente para quem vive na zona rural, mas garantimos que as estradas receberão manutenção como sempre temos feito. De forma nenhuma deixaríamos a população da zona rural com estradas ruins e abandonadas como encontramos ao assumir a prefeitura municipal em 2017”, salienta nota enviada para o Jornal da Chapada.
A nota ainda diz que na gestão do prefeito Ivan Almeida, não só foi dada a manutenção às estradas, como também foram construídos “novos trechos para facilitar ainda mais a vida da população que habita a zona rural do município”. Entretanto, os moradores que fizeram a denúncia rebateram e disseram que não se trata de questões causadas pelas chuvas. “Em nenhum momento falamos que foi a chuva que causou. Dissemos que, com a chuva, a condição piorou. É lamentável a situação, e dizer que não condiz com a realidade é de um cinismo impressionante. A estrada dá acesso a pelo menos três assentamentos. Estão perdendo território para Boa Vista do Tupim. É assim mesmo, fazem as coisas erradas e ainda têm a cara de pau de dizer que somos mentirosos. Não sou igual a eles. Tenho de lamentar que essa doença crônica que afeta a política brasileira não tem jeito, pois todos que entram é só para se beneficiar do dinheiro público”.
Um dos denunciantes disse que não faria vídeos e imagens se a situação da via não estivesse, de fato, ruim para transitar. “Sei que vocês sabem como são esses políticos do nosso país. As fotos foram feitas antes dessa chuvarada que atingiu a região na semana passada e no final de semana. Fiz as fotos na quarta-feira da semana passada, dia 20 de março. Depois que passou a chuva eu ainda não fui lá na localidade para ver como é que está a triste situação. Tenho absoluta certeza que melhor do que estava não está de jeito algum. Pois se a chuva voltar de novo vai ficar caótico além do que já estava”, completa o denunciante. Ele preferiu não se identificar com medo de represália política.
Essa questão das fotos também foi abordada pela gestão do prefeito Ivan Almeida. “Sobre as fotos e vídeos postados na matéria do Jornal da Chapada são antigos, em nosso portal oficial e em nossa página do Facebook temos imagens mostrando as construções e reformas que realizamos nas estradas desde que assumimos. Quanto às estradas que voltaram a ficar esburacadas por causas das fortes chuvas da semana passada, estamos esperando o momento certo para voltar a fazer a manutenção novamente, mas queremos deixar bem claro nesta nota que de forma alguma nosso povo está ou ficará abandonado sem estradas com boas condições para trafegar”.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Moradores de Ibiquera reclamam da precariedade de estrada do município; veja fotos e vídeos
Veja fotos e vídeos enviados ao Jornal da Chapada