No município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), Leonardo Góes, acompanhado do presidente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Marcus Bulhões, assinou a ordem de serviço para a implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai beneficiar 513 famílias das localidades de Angico, Lixão, Lagoa do Feliciano, Umbuzeiro dos Santos, Boa Vista, Carrapicho, Barreiro, Baixa Funda e Casa da Telha. O investimento será em torno de R$ 7,7 milhões, financiado pelo Banco Mundial, através do Projeto Bahia Produtiva. A ordem de serviço foi assinada pelo titular da pasta estadual na última sexta-feira (5).
O empreendimento, que será executado pela Cerb, vinculada à SIHS, inclui estação flutuante para captação da água de uma barragem existente no Riacho Forquilha; adutoras com 33 mil metros de extensão; cinco reservatórios; três estações elevatórias; casa de química; rede de distribuição e 513 ligações domiciliares com hidrômetros. “Estamos trabalhando para levar água de qualidade às comunidades. Oferecer água tratada faz parte de uma boa política pública de desenvolvimento social e de saúde”, destacou o secretário.
Ainda no município de Rio de Contas, encontra-se em andamento o Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai atender as localidades de Várzea Nova e Baraúnas, beneficiando 52 famílias. Quarenta por cento da obra já foi concluída pela Cerb e a captação de água é feita através de um poço tubular perfurado pela empresa. Essa obra também faz parte do Programa Bahia Produtiva, com investimentos de R$ 260 mil, oriundos do Banco Mundial.