A população de Itaberaba conta com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO de Itaberaba) que realiza atendimentos — através do Sistema Único de Saúde (SUS) — a pessoas com deficiência, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (USFs) e as equipes de Saúde Bucal (eSB), inclusive com a realização de procedimentos de alta complexidade. Funciona da seguinte forma: o atendimento à pessoa com deficiência começa, invariavelmente, nas USFs, onde a necessidade de encaminhamento é identificada pela eSB.
A partir daí, o atendimento é agendado. Foi o que aconteceu, na manhã desta terça-feira (16), quando o CEO de Itaberaba realizou atendimento, com procedimento de alta complexidade, a um paciente portador de Atrofia Muscular Generalizada. No procedimento dessa manhã — que durou cerca de 40 minutos — foram realizadas ‘extrações’ e ‘adequação de meio bucal’ com o estabelecimento do plano de tratamento do paciente.
Segundo o Dr. Mário Franklin, que integrou a equipe de atendimento, “o procedimento transcorreu muito bem e vai proporcionar ao paciente uma melhor qualidade de vida que, sem dor ou foco infeccioso, agora conseguir se alimentar melhor”, disse Franklin. As informações são de assessoria.