Os estudos e avaliações que serão feitos na Barragem do Apertado, localizada no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, devem servir para analisar o real estado da barragem para assim tranquilizar a população. Essa iniciativa tem base no relatório de segurança de barragens emitido pela Agência Nacional de Águas (ANA) – que apontou recentemente que o local apresenta risco eminente de rompimento.
“Serão realizados estudos e avaliações sobre a barragem por meio de análise técnica para assim explicar à toda população qual o real estado da barragem e tranquilizar a todos os munícipes”, salienta a vereadora Núbia Novaes (PSB), por meio de sua assessoria, após visita técnica feita por membros da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta quinta-feira (25).
A comitiva visitou a Barragem do Apertado após o presidente da comissão, o deputado estadual José de Arimatéia (PRB), criar um cronograma de visitas a barragens da Bahia. Estiveram presentes na visita, além do deputado e da vereadora, o membro da comissão e parlamentar Marquinhos Viana (PSB), o diretor do setor de barragens e Meio Ambiente da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), Gilvan dos Santos. Também participaram o ex-prefeito de Mucugê, Tacio Medrado Matos, deputados estaduais, edis, secretários municipais, e representantes do Agropolo e de fazendas da região.
Jornal da Chapada
Veja fotos da visita à barragem