O distrito de Colônia, localizado em Itaetê, município da Chapada Diamantina, sediou na última sexta-feira (26) a sua Feira Literária envolvendo estudantes em arte e cultura. O evento foi promovido por discentes da cidade e teve como tema ‘Da simplicidade da roça à grandeza da arte’. Ao som da fanfarra Manoel Messias Ribeiro, alunos mostraram seus dons artísticos com apresentações de música, dança e poesia. “O nosso maior objetivo é mostrar a nossa cultura e a nossa arte. E mostrar o talento dos nosso jovens”, explica a psicopedagoga de Colônia, Antonia Santos.
Esse evento contou com exposição fotográfica, amostras da cultura nordestina, de pinturas produzidas pelos estudantes do município, do artesanato e da culinária regional. A grande novidade foi a indicação dos escritores de Colônia, Evelyn e Finelon, para participarem do livro ‘Antologia Internacional vol. 4’, uma iniciativa da Diretoria Municipal de Cultura. O estudante da Escola Flávio José, David Silva, 15 anos, também foi destaque ao pintar a tela ‘Mulata’. “Me inspirei na minha vizinha, que tem um cabelo black. Adoro pintar”, disse.
Além disso, o lado ambiental não foi deixado de lado. Houve a doação de mudas de árvores e os organizadores foram presenteados pelos alunos. “A prefeitura investe e valoriza o incentivo à leitura e a prática cultural, e Colônia tem se tornado um lugar de muitos artistas. Parabéns a todas as escolas envolvidas”, disse o prefeito do município, Valdes Brito (PT). Jornal da Chapada com informações de assessoria.