Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Utinga assina protocolo de intenções com governo para cooperação em ações de saúde

Joyuson Vieira foi um dos administradores municipais que garantiu a criação de um consórcio de saúde para a Chapada, que deve garantir a implantação de uma policlínica regional | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Utinga, na Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSL), foi um dos gestores municipais que assinou o protocolo de intenções com o governo estadual para a cooperação em ações de saúde e a criação de consórcio que deve viabilizar a instalação de uma policlínica regional em Itaberaba. Essa assinatura aconteceu após a participação do prefeito chapadeiro na segunda edição do Movimento Pró Municípios, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) na última segunda (3) em Salvador (veja aqui).

A marcha dos prefeitos até Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi para reivindicar extensa pauta em favor do fortalecimento do municipalismo. Em seguida, Joyuson Vieira esteve na audiência com o governador Rui Costa (PT), na Sala de Atos da Governadoria, com outros gestores da região da Chapada para garantir a carta de intenções para instalação da policlínica regional que será construída pelo governo estadual. Também estiveram presentes na audiência o vice-governador João Leão (PP), deputados federais e estaduais, vereadores e secretários.

A policlínica regional será implantada por meio de cooperação entre o Estado e o Consórcio de Saúde que está em fase de formação. “É cheio de esperanças que assinamos esse protocolo de intenções. Isso significa o reconhecimento de Itaberaba como cidade polo e expectativa de melhoria na qualidade do atendimento ao povo da Chapada que, diariamente, se desloca para Salvador para realização de exames de alta complexidade”, destacou Joyuson.

Vieira ainda comemorou a promessa de Rui Costa em iniciar o pagamento dos royalties do petróleo em janeiro de 2020. Para quem não sabe, o gestor de Utinga sempre defendeu essa bandeira mesmo sem ser uns dos dirigentes da UPB.

Em sua fala, o governador lembrou que durante os quatro anos do seu primeiro mandato conseguiu antecipar recursos “como uma forma de ajudar os prefeitos a fecharem contas e organizarem suas finanças”. Sobre repasses deste ano, Rui tranquilizou os prefeitos. “Quero reforçar que nós não levaremos para o segundo semestre nenhum passivo do primeiro semestre desse ano. Vamos deixar todos os valores pagos”, afirmou.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Rui Costa oficializa a criação de consórcio e viabiliza instalação de policlínica em Itaberaba

#Bahia: Prefeitos defendem unificação das eleições; medida deve gerar economia de R$12 bilhões para o país

#Bahia: Rui Costa se compromete a pagar royalties do petróleo para prefeitos em janeiro 2020

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas