Funceb e Instituto Sacatar abrem inscrições para o edital de Residência Ecológica para artistas

Postado em jul 1 2019 - 5:00pm por Jornal da Chapada

Podem participar artistas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro; inscrições acontecem até 11 de agosto no site da Funceb | FOTO: Divulgação/Secult |

Atenção artistas de todo o estado! A Fundação Cultural do Estado da Bahia abriu inscrições para o edital de Residência Artística Ecológica no Instituto Sacatar, localizado em Itaparica. Será selecionada uma proposta artística com tema ecológico, com foco nas linguagens artísticas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro, para residência artística no Instituto Sacatar no período de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019.

A residência é uma ação da Funceb em parceria com o Instituto Sacatar e visa incentivar a qualificação de artistas da Bahia, estimular a criação e a produção artística baiana e promover a interação dos artistas locais com artistas de outros estados e países, residentes no Instituto. As inscrições são online, gratuitas e acontecem de 28 de junho a 11 de agosto. Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas, desde que domiciliadas no estado da Bahia.

Inscrição
Os candidatos devem enviar para o e-mail [email protected], com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA ECOLÓCICA SACATAR: o formulário de inscrição preenchido e uma carta de intenção (com no máximo uma lauda) explicando o seu interesse em realizar a residência ecológica no Instituto Sacatar e a relação do projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis no site www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Podem participar pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiras ou estrangeiras naturalizadas, desde que domiciliadas no estado da Bahia | FOTO: Divulgação |

Residência
No período de residência artística, que acontece de 26 de agosto a 21 de outubro de 2019, o Instituto Sacatar ficará responsável por prover ao selecionado suíte individual e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições. Ao selecionado caberá arcar com as demais despesas como gastos pessoais, transporte local e todo o seu material de trabalho.

Além disso, o selecionado deve se comprometer a apresentar certificado de conclusão, ou documento equivalente, expedido pelo Instituto Sacatar, comprovando o seu aproveitamento, memorial poético (conceituação) do seu processo de trabalho em residência, memorial técnico-descritivo da obra produzida e outros registros a serem apresentados publicamente, em formato discursivo, editorial, educativo e/ou expositivo para publicação no site da Funceb.

Tema ecológico
Para seleção deste edital, serão considerados critérios de qualidade e impacto da proposta ecológica perante o panorama da criação e da produção artística contemporânea, bem como da relevância em face das demandas ambientais, adequação da proposta ao histórico de atuação do candidato, além de viabilidade da proposta e capacidade de o candidato articular pessoas e entidades ambientais no sentido de viabilizar o seu projeto.

No dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Meio Ambiente, o que ressalta a importância dessa nova parceria entre Funceb e Instituto Sacatar para sensibilizar e encorajar ações e produções artísticas que façam conexão e reflitam ou questionem as questões ambientais atuais, a relação da arte com a ecologia. As informações são da Funceb.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.