A Escola Municipal Maria Isabel da Silveira, localizada no bairro do ‘Tomba’, em Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, realiza o projeto de leitura chamado ‘Livro Aberto’. Nele, várias ações envolvem alunos do 1º até o 5º ano do Ensino Fundamental 1 para desenvolvimento da capacidade de interpretação de texto.
A professora Marilândia Pereira de Souza contou ao Jornal da Chapada que já notou a melhora na desenvoltura dos estudantes. “Eles contam história, indicam livros para os colegas. Já percebemos que muitos melhoraram a interpretação somente ao ler mais”, disse Marilândia.
Esse projeto tem várias etapas e foi organizado pela direção e coordenação da escola. Todas as segundas-feiras acontece a abertura semanal, com alunos levando leituras e apresentações dos textos em rodas de conversa. Além disso, os docentes preparam um sarau literário que acontece sempre na Praça Domingos Pereira, em frente à escola.
No começo de junho, por exemplo, os estudantes foram de porta em porta, em Lençóis, para ler histórias para os moradores. “Acreditamos que o incentivo a leitura é uma das mais bonita práticas que uma escola pode oferecer a seus alunos”, finalizou Marilândia.
Jornal da Chapada