A prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresentou o ‘Programa Mandacaru: valorizando raízes para fortalecer a educação do campo’, na última terça-feira (9), no assentamento Baixão. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e tem a intenção de estabelecer um diálogo sobre a construção de uma proposta curricular inovadora para a rede de ensino de Itaetê.
“O objetivo é promover formação continuada, aproximação entre ensino médio e universidade e oferta de cursos de graduação voltados para a educação do campo”, explicou o secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz. Segundo o prefeito da cidade, Valdes Brito (PT), o programa é uma inovação para a rede de ensino. “Nunca antes Itaetê teve um olhar diferenciado para a Educação do campo. Estamos muitos felizes por essa parceria com a UFRB, que tanto contribuirá para o desenvolvimento dos nossos alunos de professores”, disse.
O diretor do Curso de Formação para Professores (CFP) da UFRB, Fábio Josué, destacou o compromisso da gestão municipal. “Somos parceiros de vários projetos, mas nunca antes participamos de um como este, onde a gestão se dedica para fortalecer a educação do campo”, salientou. O evento contou ainda com o coordenador pedagógico do Colégio José Américo, Marcos Paiva, da representante de estudantes, Ana Carolina Cerqueira, além de diretores e coordenadores do município e representantes de conselhos, sindicatos, poder legislativo, igrejas, associações e educadores da CFP/Amargosa. Com informações de assessoria.
Veja fotos do evento