Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: Veículo de imprensa atesta veracidade de mensagens divulgadas pela ‘#VazaJato’

capa
Mesmo com as matérias que divulgaram mensagens, os apoiadores de Moro e o próprio ministro defendem que as mensagens são falsas | FOTO: Montagem da Revista Fórum |

Após a divulgação de mais uma parte da série de reportagens Vaza Jato, do The Intercept Brasil, no último domingo (14), El País divulgou uma matéria em que atesta a veracidade das mensagens, se tornando o primeiro veículo internacional a confirmar a confiabilidade do conteúdo publicado. Mesmo com as matérias que divulgaram mensagens, os apoiadores de Moro e o próprio ministro defendem que as mensagens são falsas.

Segundo a matéria, o El País obteve ajuda de uma fonte externa que deu acesso ao jornal de parte do arquivo de mensagem de uma das conversas do Telegram divulgadas nas reportagens da Vaza Jato. O El País então comparou as mensagens da fonte com as da divulgadas no site do Intercept: “O conteúdo é idêntico”, afirma.

A reportagem também confirmou a veracidade do arquivo que recebeu ao ver mensagens enviadas pelo El País aos procuradores com pedidos de informações sobre a Operação Lava Jato. A consulta aos arquivos de mensagens, segundo a matéria, é “artesanal”, com tantas conversas e mensagens que fazem com que “o processo de entrevista dos dados seja lento e bastante trabalhoso”.

Outro fator que comprova que o conteúdo das mensagens é verdadeiro é a presença de assuntos do dia a dia, como relata o El País: “A maioria das conversas traz apenas conteúdos corriqueiros que, certamente, não geram interesse público, logo, não haveria motivo para terem sido inventadas”. Jornal da Chapada com informações da Revista Fórum.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas