A tradição cultural de mais de 40 anos do ‘Cortejo das Baianas e Povo de Santo’ em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, acontecerá neste domingo (4), com o tema ‘Respeito é o que queremos: resgatando ao antigos Cortejos’. A concentração acontece na Praça do Rosário, a partir das 8h. A estimativa é que participem mais de 200 Baianas e Filhos de Santo que, vestidos com seus trajes rituais, realizam a tradicional ‘Roda Cultural’, em saudação ao Senhor Bom Jesus e a Nossa Senhora do Rosário, com cantos e rezas africanas.
Em seguida, o grupo sai pelas ruas da cidade rumo ao Monte Bom Jesus, cerca de um quilômetro e meio, saindo da Praça do Rosário até a Praça J. J. Seabra e seguindo pela Avenida Rio Branco até a altura da Rua Josué Ribeiro do Santos. No trajeto do cortejo, são entoados cânticos afro-católicos, com muita dança e emoção. Antes da subida ao monte, acontece mais uma celebração com a participação de todos e o tradicional ‘banho de pipoca’.
Já no Monte Bom Jesus, acontece o encerramento do cortejo com a lavagem das escadarias da capela no alto do Monte com uma ‘roda de samba’. Pelo calendário religioso, o dia de Bom Jesus é celebrado, anualmente, no dia 6 de agosto. Em Itaberaba, quando esta data cai em ‘dia de semana’, convencionou-se realizar o Cortejo das Baianas e Povo de Santo sempre no primeiro domingo de agosto. As Baianas são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil. Jornal da Chapada com informações de assessoria.