Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEditorialMenu Principal

Chapada: Morro do Chapéu completa 110 anos de emancipação; deputado destaca história e belezas da região

Marcelo Veiga ressalta o potencial do ecoturismo com inúmeras atrações para o visitante; como a Cachoeira do Ferro Doido, a Cachoeira do Agreste, a Gruta dos Brejões dentre outras belezas naturais | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

As lutas, conquistas e histórias de Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina, que completa 110 anos nesta quinta-feira (8), foram lembradas pelo deputado estadual Marcelo Veiga (PSB). Ele apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) uma moção de congratulações ao município e sua população pela passagem do aniversário de emancipação política e administrativa.

O deputado tem base política formada na cidade chapadeira coordenada pelo ex-vereador e pré-candidato a prefeito no pleito de 2020, João Humberto Batista (PSD). Na moção, entretanto, o parlamentar tratou das belezas naturais, dos traços da economia e da história de Morro do Chapéu. Ele conta que a cidade é uma das mais frias da Bahia, e surgiu pelo trabalho de desbravadores que chegaram ao local atraídos pelo solo fértil e se fixaram às margens do Rio Utinga. Veiga relata que “a origem do nome veio de um monte, devido ao formato de um chapéu com abas caídas”.

De acordo com o documento assinado por Marcelo Veiga, Morro do Chapéu, que foi elevada à categoria de cidade através da Lei Estadual nº. 751, de 8 de agosto de 1909, atualmente desponta economicamente pela agricultura de subsistência, com destaque para a cultura do café, feijão, milho, mandioca, mamona, sisal, fumo, soja, algodão e hortigranjeiros. O deputado socialista também menciona a forte pecuária do município, em especial a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e muares.

O deputado estadual Marcelo Veiga e o pré-candidato a prefeito de Morro do Chapéu, o presidente do PSD, João Humberto Batista | FOTO: Divulgação |

Além disso, acrescenta o legislador, “a região abriga umas das maiores concentrações de orquídeas da Bahia e é habitat natural do colibri dourado, uma espécie rara de beija-flor”. Marcelo Veiga ressalta ainda o potencial do ecoturismo e elogia as atrações de Morro do Chapéu, a exemplo da Cachoeira do Agreste, a Gruta dos Brejões, a Cachoeira do Ferro Doido, a Cachoeira de Domingos Lopes e o Buraco do Possidônio, que possui árvores nativas no seu interior.

“Diante de todas as belezas naturais e potencial turístico e econômico do município, deixo registrado meus votos de congratulações e um abraço caloroso em todos os habitantes desta linda terra”, concluiu o parlamentar. Com informações da Alba.

Leia também

Marcelo Veiga destaca atuação do governo Rui Costa com entregas de obras na Chapada Diamantina

Marcelo Veiga garante permanência de comarca em Morro do Chapéu e elevação é confirmada pelo TJ

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios