CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: Postos de Saúde de Itaberaba contam com cobertura médica completa após contratações

O Posto de Saúde, ou Unidade de Saúde da Família, é a porta de entrada para a maioria dos atendimentos, através do Sistema Único de Saúde | FOTO: Reprodução/Arquivo |

A Rede de Unidades Básicas de Saúde de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, com 14 Unidades de Saúde da Família (USFs), distribuídas entre a sede e a zona rural do município, além de 12 Postos Satélites, conta agora com a cobertura médica completa na Atenção Básica Preventiva. Isso se deu após a recente contratação de sete novos profissionais médicos, complementando as equipes de Saúde da Família (eSF) e de Saúde Bucal (eSB), além das equipes do Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Atenção Básica (eNASF-AB).

O Posto de Saúde, ou Unidade de Saúde da Família (USF), é a porta de entrada para a maioria dos atendimentos, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Lá é onde acontece o primeiro contato médico com o paciente. Todas as USFs de Itaberaba contam com o quadro completo de profissionais de saúde (dentistas, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares), que atuam com foco na prevenção dos males e combate aos riscos à saúde da família.

No total, são 18 equipes de Saúde da Família e 15 de Saúde Bucal, compostas por aproximadamente 13 profissionais com formação multidisciplinar, entre médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de outros profissionais, como os Agentes Comunitários de saúde (ACSs), que atuam no suporte às equipes em todas as Unidades de Saúde, em período integral.

“A saúde pública e de qualidade sempre foi prioridade na gestão Cidade de Todos, tanto que vamos reabrir o Hospital Regional, além de abrigar a primeira Policlínica de Saúde da região, reforçando a nossa posição de cidade pólo e referência em saúde. Além disso, a nossa Rede de Atenção Básica de Saúde conta com cobertura médica completa com equipe multidisciplinar especializada atendendo normalmente”, observou o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues.

Postos Satélites
Além dos USFs, a Rede de Atenção Básica do município conta, ainda, com 12 pontos de atendimento à Saúde, os Postos Satélites, que atuam no suporte ao atendimento realizado na zona rural, localizados nas seguintes vilas e povoados: Alagoas, Alto Vermelho, Barro Duro, Cajás, Formosa, Ipueira, Lagoa do Curral, Santa Helena, Serra Verde I, Testa Branca, Vitório e Volta do Rio. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas