CidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundo

Chapada: Escritoras baianas Palmira Heine e Rita Queiroz estão na Feira Literária de Mucugê deste ano

Rita Queiroz media a ‘Mesa de Conversa’ com a participação das escritoras Noemi Jaffe e Sarah Rebeca Kesley, além de participar de bate papo com integrantes da ‘Confraria Poética Feminina’ | FOTO: Divulgação |

A Feira Literária de Mucugê (Fligê) deste ano, que começa nesta quinta-feira (15), terá a escritora baiana Rita Queiroz como mediadora da ‘Mesa de Conversa’ no sábado (17), às 14h, com a participação das escritoras Noemi Jaffe e Sarah Rebeca Kesley. “Vai ser uma honra mediar essa mesa com duas importantes autoras da literatura brasileira”, afirmou Queiroz. No mesmo dia, às 16h, Rita participa de um ‘Bate Papo’ com cinco integrantes da ‘Confraria Poética Feminina’, movimento criado no ano de 2015 com o intuito de discutir a autoria feminina.

“Como em outras áreas, a mulher ainda tem um espaço menor que os homens na literatura”, analisa Queiroz. O movimento que nasceu da iniciativa de quatro mulheres, hoje, reúne 24 autoras. Cinco delas estarão em Mucugê. Além de Rita Queiroz, Ana Carol Cruz, Alexandra Patrocínio, Érica Azevedo e Palmira Heine. A Fligê é exatamente um espaço para acolher a experiência da leitura em diálogo com escritores, vivências e personificações do texto em práticas sociais de leitura.

O homenageado desta quarta edição é o poeta abolicionista Castro Alves. A feira nasceu com o propósito de valorizar autores da nova geração e de diferentes linguagens que tem como matéria-prima a palavra. Um dos destaques da programação do evento é a Fligezinha. Com atividades lúdicas, brincadeiras, contação de estórias, teatro e música, as crianças têm um encontro marcado com a literatura.

“Neste momento de tanto apelo para as redes sociais, é importante que os pais incentivem e proporcionem o contato das crianças com a literatura infantil desde a tenra idade”, defende Palmira Heine, que é também idealizadora do Coletivo de Autoras de Literatura Infantil e Infanto-Juvenil da Bahia (CALIIB).

Na Fligezinha, Palmira Heine participará do Hora do Papo, na sexta (16), às 14 horas, com o recém-lançado livro Mila, a pequena Sementinha. Na mesma data, às 11 horas, Rita Queiroz também enriquece a programação dedicada ao público infanto-juvenil com seu livro de poesias Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com Poesia?. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas