Ícone do site Jornal da Chapada

Parque Nacional da Chapada Diamantina completa 34 anos de fundação; conheça a história da região

O PNCD é uma excelente opção para a realização de caminhadas, mountain bike, banhos de rio, escalada e canoagem junto à natureza | FOTO: Reprodução/André Dib |

O Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) completa nesta terça-feira (17) 34 anos de fundação. O PNCD nasceu em 17 de setembro de 1985 por meio do Decreto nº 91.655. Essa região possui 152 mil hectares e protege uma parcela da Serra do Sincorá, especialmente suas nascentes, que é a parte norte da Serra do Espinhaço, cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais até a Bahia. Possui também grande diversidade ecológica e ambiental em seu território, abrangendo, por exemplo, três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Localizado na região central do estado da Bahia, este santuário ecológico é o segundo maior do Nordeste. É nele que está situado o principal rio baiano, o Paraguaçu, responsável por boa parte do abastecimento da região e da capital, além de contribuir para a preservação de lugares de importância histórica e cultural.

O PNCD é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, que trabalha exclusivamente em prol das áreas de preservação. A sua área representa apenas uma pequena parte de toda a Chapada Diamantina, região que engloba dezenas de municípios. O PNCD é uma excelente opção para a realização de caminhadas, mountain bike, banhos de rio, escalada e canoagem junto à natureza.

Veja fotos da Chapada Diamantina e região

1 / 92

São quase 300 quilômetros de trilhas que percorrem campos rupestres em meio a paisagens de tirar o fôlego. São 33 cachoeiras, entre elas a cachoeira da Fumaça, com 390 metros de altura, duas cavernas, 10 locais de escalada, 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina. Porém, ele não concentra todos os atrativos da região, muitos lugares famosos estão localizados ao seu redor.

O Parque Nacional pode ser acessado pelos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, através de 38 trilhas de entrada. A sede administrativa do Parque Nacional fica na cidade de Palmeiras. Não há estruturas institucionais de apoio à visitação dentro do PNCD, tais como guaritas ou centro de visitantes, portanto não há cobrança de ingressos. Jornal da Chapada com informações do ICMBio e do Guia Chapada Diamantina.

Confira vídeo da cachoeira do Buracão (Ibicoara)

Rio Mucugezinho – vídeo de Nicanor Ramos

Cachoeira do Mosquito

Poço do Diabo

Cânion do Buracão

Cachoeirão por cima

Cachoeira da Fumaça

Leia também

Diversidade de aves encontradas no Parque Nacional da Chapada Diamantina encanta visitantes

#Turismo: Feriado de 12 de outubro tem a Chapada Diamantina como destino certo

#Turismo: Parque Nacional da Chapada Diamantina tem muitas belezas naturais para conhecer; saiba mais

Onça é fotografada via monitoramento em área do Parque Nacional da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas