Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Motoristas de Itaetê pedem apoio para barrar lei que proíbe uso de transporte alternativo complementar

Trabalhadores de transporte alternativo e complementar | FOTO: Divulgação |

Motoristas do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, estão pedindo apoio da população para barrar a Lei 13.855/19, que aumenta a punição para transporte alternativo complementar. A nova lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos e está prevista para entrar em circulação dia 8 de outubro.

Para continuarem prestando serviços, motoristas de vans que circulam para as cidades Itaberaba, Feira de Santana e Salvador pediram apoio do prefeito de Itaetê, Valdes Brito, e do deputado federal Valmir Assunção.

“Foi muito proveitosa nossa conversa, o prefeito e o deputado se empenharam ao máximo em nos ajudar. Essa medida do presidente é muito ruim, pois nós, pais de famílias, ficaremos desempregados e o comércio terá uma queda muito grande, pois somos nós que levamos os passageiros. Mas estamos formando uma associação para fazer uma cooperativa que irá nos ajudar mais”, explicou o motorista Izaulindo Souza, que atua no ramo há 13 anos.

“Eu necessito desse tipo de transporte. O Uber, por exemplo, conseguiram implementar aqui no Brasil. O que precisarem de mim, estou à disposição para ajudar os motoristas de Itaetê”, disse o deputado Valmir Assunção.

Já o gestor do município, fortaleceu a ideia de promover uma audiência pública. “O objetivo é ouvir a população e os profissionais que trabalham com esse tipo de transporte. Vamos fazer o possível para ajuda-los no que for preciso”, afirmou.

Segundo a lei, o transporte pirata, seja de ônibus ou van escolar sem autorização ou transporte remunerado de pessoas ou bens, passa a ser classificado de infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na carteira de habilitação, além da remoção do veículo como medida administrativa. Com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas