Grandes nomes do cenário artístico nacional já foram confirmados para o primeiro Festival Nacional Literário (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos. O evento é realizado pelo Governo do Estado da Bahia, coordenado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) e acontece de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
Dentro da grade prevista, tem a participação do rapper e escritor MV Bill, da escritora Ryane Leão, da cantora Larissa Luz e do ator e escritor Lázaro Ramos.
Serão quatro dias de programação, com shows, saraus, slams, exibições de filme, bate-papos, lançamentos de livro e muito mais.
O Flin tem a perspectiva de dialogar diretamente com a juventude a partir das diferentes linguagens artísticas e culturais e do fortalecimento da identidade cultural, integrando as 21 escolas estaduais presentes em Cajazeiras à programação do festival.
O diretor da FPC/Secult, Zulu Araújo, esclareceu que o foco do Flin é estimular o livro, a leitura e a escrita. “Eu costumo dizer que ler é bom, engorda e faz crescer. E isso é ótimo para todos nós. O Festival vai acontecer em novembro, mas até lá, teremos oficina de vídeo mapping, de escrita criativa, curso de dança, de teatro, de literatura, enfim”.
O evento contará também com serviços destinados ao público jovem, numa ampla infraestrutura e espaços organizados a partir de diferentes setores, como a Arena Leia e Passe Adiante, dividida em espaço Infantil e Jovem; a Passarela do Livro, que reunirá stands de venda de livros de diversas editoras do país e Tenda Cultural.
Com uma proposta de descentralização dos pontos culturais da capital baiana, o Flin acontece em Cajazeiras por ser um dos maiores bairros habitacionais da América Latina e abrigar 21 escolas estaduais. As informações são de assessoria.