O ex-presidente Lula manifestou pesar pela morte do Jacques Chirac, ex-presidente da França entre 1995 e 2007. Chirac morreu nesta quinta-feira (26) aos 86 anos. “O presidente Jacques Chirac foi meu amigo e foi amigo do Brasil. Estadistas com sua visão, capazes de dialogar com líderes de pensamento diferente em torno de objetivos elevados, como a paz e a cooperação entre países, fazem muita falta no mundo de hoje”, enfatizou o ex-presidente em mensagem publicada em sua página no Twitter.
O presidente Jacques Chirac foi meu amigo e foi amigo do Brasil. Estadistas com sua visão, capazes de dialogar com líderes de pensamento diferente em torno de objetivos elevados, como a paz e a cooperação entre países, fazem muita falta no mundo de hoje.
— Lula (@LulaOficial) September 26, 2019
Diferentemente da relação de ofensas e ataques estabelecida atualmente por Jair Bolsonaro com o presidente da França, Emmanuel Macron, Lula manteve uma boa uma relação com Chirac, que chegou a visitar o Brasil por duas vezes. Ele endossou o discurso de Lula na Assembleia da ONU, em 2004, para pleitear a necessidade de uma taxa mundial para combater a fome e a pobreza. As informações são do Brasil 247.