A Santa Casa de Ruy Barbosa, no município da Chapada Diamantina, está realizando algumas ações para melhorar o conforto dos pacientes e acompanhantes, principalmente no que se refere ao incômodo do sol nas enfermarias. Ações como o plantio de árvores na área externa das salas que ficam no poente já foram executadas. E, agora, a unidade de saúde esclarece que essas ações são importantes para o funcionamento de ar condicionados.
A unidade está também em processo de troca de algumas janelas e colocação de películas que bloqueiam radiação solar. Essas também são etapas prévias e necessárias para a ativação dos aparelhos de ar condicionado nas enfermarias. “Quanto aos aparelhos de fato já instalados em algumas enfermarias, vale ressaltar que trata-se de uma conquista imensa para a Santa Casa e um privilégio raro em unidades filantrópicas com prestação de serviços SUS”, salienta nota da unidade de saúde enviada ao Jornal da Chapada.
Ainda segundo o texto enviado, “isto foi possível graças à habilitação do hospital no programa Nota Premiada, e que para ser bem sucedido, depende da colaboração da própria população cadastrada no programa pedindo o CPF na nota fiscal nas compras no comércio. Contudo, para a ativação e funcionamento dos aparelhos que se dará em etapas gradativas, são necessárias algumas adequações do quadro de distribuição da rede elétrica, bem como alinhamento junto à Coelba quanto à demanda energética contratada, considerando que mudará substancialmente o perfil de consumo”.
A Santa Casa informa que os aparelhos já instalados serão ligados em dezembro deste ano, após a série de ajustes. “Fundamental também destacar que a Santa Casa está em fase final de ajustes com a prefeitura municipal de Ruy Barbosa e a Câmara de Vereadores para a celebração de um convênio que vai tornar real o sonho de climatizar as enfermarias, oferecendo maior conforto e comodidade aos pacientes SUS de Ruy Barbosa e região, só será possível graças ao nobre gesto do prefeito Cláudio Serrada que em mais essa demonstração de sensibilidade e cuidado, assumiu o compromisso de pagar a conta de energia do Hospital, após a Santa Casa adquirir os aparelhos”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.