Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica
Trending

Chapada: Deputado federal Marcelo Nilo denuncia situação do Rio Utinga em discurso na Câmara

Segundo o deputado, os que mais sofrem são esses agricultores, na sua maioria familiares, com pequenas propriedades.

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA) foi à tribuna da Câmara de Deputados, em Brasília, na última terça-feira (17), para denunciar os problemas pelos quais estão passando moradores ribeirinhos do Rio Utinga, que corta municípios da Chapada Diamantina. Ele tocou no assunto da lacração de bombas para irrigação dos pequenos produtores das cidades feito por órgãos ambientais nesse momento em que o Rio Utinga sofre e está mais seco por conta de uma estiagem prolongada na região.

Segundo o deputado, os que mais sofrem são esses agricultores, na sua maioria familiares, com pequenas propriedades. Não apenas pela diminuição da vazão do rio, mas pela impossibilidade de usar as suas águas para irrigar suas plantações. “Quando o rio perde seu volume e força, os maiores prejudicados são os pequenos produtores. Aqueles que têm meia tarefa de terra, ou 30% de um hectare. Essas pessoas são penalizadas porque os órgãos ambientais fecham conjunto motor-bomba e paralisam as suas atividades”, afirmou o deputado baiano.

Ele contou que essa é uma das maiores preocupações do prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSL), que o tem procurado para dar apoio no assunto. “O prefeito fica muito preocupado, principalmente com o mais necessitados. Nós estivemos muitas vezes, junto com o deputado [estadual] Marcelo Veiga (PSB), na cidade em apoio a esses produtores”, contou. Nilo finalizou com um apelo aos órgãos ambientais que estão à frente dessas ações. “Vi família que produz em meia tarefa que teve seu conjunto motor/bomba lacrado. Portanto eu peço ao Inema e ao Ibama que procurem ajudar essas pessoas”, finalizou.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios