Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Utinga e deputados conseguem reinício imediato das obras da ‘água da Mariazinha’

O prefeito Joyuson Vieira e os deputados Marcelo Veiga e Marcelo Nilo estiveram na Embasa e conseguiram o reinício das obras | FOTO: Divulgação |

E o prefeito Joyuson Vieira (PSL), do município de Utinga, na Chapada Diamantina, continua em Salvador buscando soluções para a crise hídrica na região. Nesta quarta-feira (8), Vieira esteve em reunião de trabalho na Embasa, acompanhado dos deputados Marcelo Veiga (PSB, estadual) e Marcelo Nilo (PSB, federal), ambos representantes da administração de Utinga nas respectivas esferas legislativas. O objetivo maior da reunião foi exigir da Embasa o reinício das obras do projeto ‘água da Mariazinha’.

Esse projeto vem sendo defendido pelo prefeito Joyuson desde o seu primeiro mandato, há mais de dez anos. Naquela época, o gestor chapadeiro já se preocupava com as possíveis contaminações por agrotóxicos nas águas do Rio Utinga, manancial que abastece o município. O rio é um dos maiores responsáveis pelo abastecimento dos lares de Utinga e de outras cidades da região da Chapada Diamantina.

Por isso, desde aquela época, Vieira defendeu e procurou implantar o projeto ‘água da Mariazinha’. A ideia é que as casas da cidade sejam abastecidas com a água do Rio Mariazinha, que é uma água de boa qualidade e saudável, evitando assim o consumo de água contaminada. Para tanto, ele buscou apoio dos governos estadual e federal para o projeto e, em 2018, conseguiu iniciar a sua realização. Nesse período, a obra vem sendo tocada pela Embasa.

Na reunião desta quarta, no órgão estatal, os defensores de Utinga foram atendidos por Jadson, que garantiu que ainda nesta quarta haverá reunião com a Tecta Engenharia, construtora licitada para remobilização de recursos humanos e equipamentos para o imediato reinício da construção. Para Joyuson a luta para a concretização desse projeto não é só uma luta pessoal, mas uma luta em nome de todo o povo utinguense.

O prefeito frisa que, além de oferecer água potável de melhor qualidade, a mudança do local de captação da água encanada irá reduzir o fluxo de retirada de água do Rio Utinga, contribuindo como uma das ações de preservação desse manancial que sofre há anos com o assoreamento. “Não vamos parar de cobrar a conclusão desse projeto. Na oportunidade, quero agradecer, em nome do povo de Utinga, aos deputados Marcelo Veiga e Marcelo Nilo, pelo apoio e empenho. Saiamos daqui confiantes, e não vamos descansar e nem parar de cobrar até ver essa obra concluída”, declara Vieira ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas