Mulheres de 40 a 69 anos do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, têm acesso ao exame de rastreamento do câncer de mama até o dia 4 de fevereiro. A ação da prefeitura municipal, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), intensifica a campanha de rastreamento a partir desta terça-feira (28).
Os atendimentos serão realizados em frente ao Centro de Convivência do Idoso, das 7h às 12h, e das 13h às 18h, realizando exames de mamografia. Para terem acesso, as pacientes devem comparecer ao Centro de Convivência do Idoso, portando cópias do RG, CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência.
O programa estadual de Rastreamento do Câncer de Mama é uma estratégia itinerante (utilizando veículo adaptado) que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia. Esse programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares.
Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.
Jornal da Chapada