O ‘Carnaval do Idoso’ do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, movimentou o cenário cultural durante o último domingo (16) com marchinhas carnavalescas tocadas pela Charanga Potência. A prefeitura municipal, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), segue com a tradição e a festa que começou há 15 anos. Este ano, o bloco ‘Carnafolia Grupo Raízes da Terra’ contou com uma corte real formada por rei, rainha, príncipe, princesa e três porta-bandeiras, todos vestidos a caráter.
A fantasia dos foliões da agremiação foi camiseta azul, máscaras brilhantes e colares havaianos confeccionados pela organização do evento que ainda disponibilizou assistência à saúde, segurança, água e lanches. A prefeita Guilma Soares (PT) participou do evento e ressaltou a importância dessa festa ser exclusivamente para os idosos, que antes não tinham a possibilidade de curtir o carnaval com os cuidados necessários.
“Tudo começou há 15 anos, na administração de Ivan Soares. Fico muito feliz em dar seguimento a essa festa que tanto nos contagia, tamanha é a alegria dos nossos idosos. Vamos continuar trabalhando para manter essa tradição, cuidando de cada detalhe para a promoção da melhor qualidade de vida, interação e sociabilização dos nossos idosos, que antes da criação desse carnaval não tinham um projeto como esse, voltado exclusivamente para eles”, salienta a prefeita Guilma.
O líder político Ivan Soares disse que a folia da terceira idade já faz parte do calendário cultural do município assim como os festejos juninos também voltados para essa faixa etária. “O Carnaval do Idoso já faz parte do calendário cultural do município, assim como o ‘São João da terceira Idade’. Esse projeto completa 15 anos de participação dos idosos na vida cultural da comunidade, e é uma satisfação estar no meio dessa alegria, pulando e brincando junto com eles. Proporcionar momentos como esse, para aqueles que construíram o município, é o que nos deixa ainda mais satisfeitos com a administração da prefeita Guilma Soares”.
Veja fotos
A senhora Olenice, popularmente conhecida como ‘Nega’, que representava a corte real falou sobre a importância para ela em fazer parte da folia. “Participar mais uma vez desse carnaval é para nós uma grande alegria. Aqui já fomos de tudo, reis, rainhas, princesas e foliões, pois são 15 anos de muita diversão e felicidade. Temos muito a agradecer, pois são eventos como esse que faz a gente continuar se sentindo jovem”.
Dona Helena, outra foliã do bloco completou: “É isso mesmo, porque quando estou com meu esposo e a minha turma, brincando o carnaval, me sinto jovem e cheia de vida, e isso eu devo a Ivan e Guilma, que sempre pensaram e fizeram o melhor por nós”. Jornal da Chapada com informações da assessoria.