Pular para a barra de ferramentas
CidadesCulturaCuriosidadesMenu Principal
Trending

#Brasil: Águia de Ouro é campeã do carnaval de São Paulo com homenagem a Paulo Freire; veja desfile completo

Escola de samba apresentou enredo com o tema educação, alvo de ataques do governo Bolsonaro, e puxou gritos de viva ao educador no sambódromo

Em disputa acirrada e decidida no último quesito, a escola de samba Águia de Ouro sagrou-se a grande campeã do carnaval de São Paulo 2020, com o enredo “O poder do saber – Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. O samba fala sobre a importância da educação, a evolução do conhecimento humano e homenageou o educador Paulo Freire, alvo constante de ataques do presidente Jair Bolsonaro, dos seus ministros e apoiadores.

Além de lembrar o patrono brasileiro da educação em uma das alegorias que lembrava uma escola, a Águias de Ouro lembrou uma das frases mais famosas do educador – “não se pode falar de educação sem amor” – e levou as arquibancadas a cantar repetir várias vezes “Viva Paulo Freire”. O samba enredo campeão abordou a história do conhecimento, partindo da Idade da Pedra. A escola ainda incluiu em suas alas mensagens sobre diversidade e pessoas com deficiência.

Desfile completo da Águia de Ouro

É a primeira vez que a escola, que tem sede no bairro da Pompeia, zona oeste da capital, conquista a disputa no Grupo Especial. A Mancha Verde ficou em segundo lugar, seguida da Mocidade Alegre, em terceiro. As três, mais Acadêmicos do Tatuapé, que ficou em quarto, e Dragões da Real (quinto), voltam à avenida na próxima sexta-feira (28), para o Desfile das Campeãs.

As tradicionais X-9 Paulistana e Pérola Negra ficaram respectivamente em 13º e 14º lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo no ano que vem. No lugar delas, a Vai-Vai e a Acadêmicos do Tucuruvi, que também ganharam o carnaval. Com problemas técnicos em seu desfile, a Gaviões da Fiel ficou em 11º lugar, escapando do rebaixamento por 0,5 ponto.

Haddad irônico
O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) parabenizou a escola vencedora e aproveitou para provocar o presidente Jair Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub.

“Quem sabe o Bolsonaro se anima, lê um livro do Paulo Freire e alfabetiza seu ministro. Parabéns Águia de Ouro: campeã do Carnaval 2020 de São Paulo”, postou no Twitter, ironizando a falta de conhecimento e leitura da dupla. As informações são do site Rede Brasil Atual.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios