Um dos símbolos imponentes do portal de entrada da Chapada Diamantina, a ‘Pedra de Itibiraba’, localizada no município de Itaberaba, foi atingida por um raio recentemente. Imagens gravadas de celular e enviadas ao Jornal da Chapada mostram as chamas consumindo parte da vegetação na rocha que tem mais e 220 metros de altura.
A formação geológica às margens da BR-242 é a marca de chegada e saída do município de Itaberaba. Para quem não sabe, a ‘Pedra de Itibiraba’ recebe esse nome de origem tupi, que significa ‘pedra brilhante’, e dá nome ao município de Itaberaba. Com as fortes chuvas que atingem a região, a vegetação do local foi modificada com o verde da flora e com as aguadas, lagoas e barragem Juracy Magalhães com grande volume de água.
De acordo com informações, as chuvas continuam até o final de semana na região da Chapada Diamantina. Já choveu mais de 400 milímetros em Itaberaba, o que era previsto para o mês todo. Em outras regiões, o clima é o mesmo, rios transbordaram, barragens sangraram e os pontos turísticos estão cheios, conforme publicamos aqui.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Vídeos mostram aumento do volume de água em rios e cachoeiras nos municípios da região