A prefeitura de Itaberaba, município portal de entrada da Chapada Diamantina, cancelou por tempo indeterminado todos os eventos públicos deste mês de março inclusive a programação em celebração ao aniversário de 143 anos de emancipação politico-administrativa da cidade chapadeira. O cancelamento acontece como medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado baiano. Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) reitera que é necessário aplicar medidas urgentes e concretas para que a doença não se alastre de maneira exponencial.
“Diante da grave crise de saúde pública, provocada pela pandemia do Covid-19, com o aumento exponencial do número de casos suspeitos e confirmados, além dos óbitos, em todo o mundo — com atenção especial ao que ocorre no Brasil, e, principalmente, no Estado da Bahia [com 10 casos confirmados até o momento] — a prefeitura de Itaberaba, cumprindo o dever de proteger a população, buscando, de todas as formas, minimizar e combater os impactos negativos da pandemia com ações preventivas, decidiu cancelar todas as ações programadas em celebração do aniversário de 143 anos de emancipação político-administrativa do município, no período de 23 [segunda] a 29 [domingo] de março”, detalha o gestor chapadeiro.
Vídeo emitido pelo prefeito
Dentre os eventos cancelados pela gestão municipal estão o Carnaval do Caps (24 de março), a quarta edição da ExpoParaguaçu e todos os demais eventos relacionados com a Exposição (de 26 a 29 de março), a inauguração da Avenida Lauro Farani de Freitas (25 de março) e os shows de Jau, e do cantor de reggae Edson Gomes (26 de março), a 32ª Corrida Rústica de Emancipação (26 de março) e a décima Semana de Arte e Cultura de Itaberaba. A nota emitida pela prefeitura informa que, apesar de ainda não ter tido nenhum caso suspeito no município, os cancelamentos fazem parte de um esforço para garantir a segurança da população da cidade.
Cuidados contra o coronavírus
“A prefeitura de Itaberaba informa ainda que todas as medidas necessárias, no sentido de montar e apresentar um plano municipal de enfrentamento ao Covid-19 já foram tomadas pela gestão ‘Cidade de Todos’, através da Secretaria Municipal de Saúde [Sesau], em ação intersetorial com os demais órgãos da administração pública municipal, com a finalidade de garantir a segurança de todos”, continua a nota. A medida da prefeitura é de caráter preventivo, já que a realização dos eventos atrairia turistas que poderiam proliferar a doença.
A decisão está em sintonia com o que tem sido realizado de acordo com os protocolos dos órgãos públicos federal e estadual. “Além disso, a prefeitura de Itaberaba informa que até o momento não há nenhum caso suspeito e/ou confirmado do Covid-19 em nosso município e que todas as unidades e equipes de saúde e vigilância epidemiológica estão devidamente preparadas para atender à população e agir em caso de mudança no cenário, com todos os protocolos, preconizados pelo Ministério da Saúde e pela Sesab, atualizados”, completa a nota.
Jornal da Chapada
Íntegra da nota da prefeitura
Leia também