O Hospital Aliança, na capital soteropolitana, acaba de confirmar, nesta terça-feira (17), a existência de dois casos de coronavírus – dois homens, um de 50 e outro de 60 anos. Com isso, sobe para 16 o número de contaminados pela doença na Bahia. De janeiro até às 17h desta terça, a Bahia registrou 671 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo Salvador (7), Feira de Santana (5), Porto Seguro (3) e Prado (1). Outros 252 foram descartados e 405 aguardam análises laboratoriais.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ressalta que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. A Sesab pontua que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades primárias de atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação.
A fim de ampliar as medidas de prevenção contra infecções virais como coronavírus, as autoridades sanitárias municipais e estadual vem sensibilizando a sociedade sobre a importância da higiene regular das mãos, assim como decretos com medidas temporárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Entre as medidas adotadas está a suspensão das aulas das redes municipais, estadual e privadas do estado. Jornal da Chapada com dados do Política Livre.