CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu Principal
Trending

Chapada: Estudantes da rede estadual em Rio de Contas criam ‘Clube do Livro’ para despertar interesse pela leitura

Com apenas uma semana de criado, o Clube do Livro do Carlos Souto já conta com a participação de 22 integrantes.

Os estudantes do Colégio Estadual Carlos Souto, localizado em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estão empolgados com a criação do Clube do Livro. A ideia surgiu com a proposta de despertar o interesse dos alunos pelos vários gêneros literários; oportunizar que seus conhecimentos sejam aprofundados; e estreitar as relações interpessoais, além de aguçar o senso crítico e a visão de mundo, como enumerou a diretora da unidade, Luciana Teixeira.

A estudante Ane Fernanda de Jesus, 17, 3º ano, fala com empolgação sobre a criação do Clube do Livro na sua escola. “Gostei muito da ideia, principalmente pela proposta do debate após cada leitura. Na semana passada, por exemplo, lemos o livro ‘Sejamos todos feministas’ (de Chimamanda Ngozi Adichie) e o debate, após a leitura, foi muito rico porque abriu as nossas cabeças, fomos levados a refletir sobre as questões relacionadas ao assunto”.

Estudantes do Colégio Estadual Carlos Souto | FOTO: Divulgação |

O colega Antônio Luiz Oliveira Silva, 17, 3º ano, também enfatiza a importância de um Clube do Livro em uma unidade escolar. “Sempre tive vontade de participar de um e agora surgiu a oportunidade. Estou gostando muito porque o debate nos traz muito conhecimento e discernimento sobre temas importantes, a exemplo do feminismo”.

Com apenas uma semana de criado, o Clube do Livro do Carlos Souto já conta com a participação de 22 integrantes. A coordenadora pedagógica Cláudia Guimarães conta que o clube funciona de forma democrática, a partir da indicação de livros, feita pelos próprios estudantes ou pelos educadores.

“Fazemos reuniões na biblioteca da escola, quando trazemos as indicações de livro e decidimos democraticamente o livro que será lido para posterior debate sobre o tema. Faremos nove encontros ao longo do ano e o próximo será no dia 8 de abril sobre o livro ‘Na minha pele’, de Lázaro Ramos. As discussões são sempre muito produtivas, os alunos estão empolgadíssimos”, disse a coordenadora. As informações são de assessoria.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios