Moradores do assentamento Rosely Nunes, localizado na zona rural do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, receberam os profissionais de saúde, nesta quinta-feira (25), para a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Para evitar aglomeração, a prefeitura, administrada por Valdes Brito (PT), por meio da Secretaria de Saúde, adotou as medidas de prevenção para que a imunização fosse realizada com segurança. A vacina foi aplicada na quadra de esportes do assentamento no público alvo, que nessa primeira fase são os idosos e profissionais da saúde. Essa vacinação foi organizada de forma que os pacientes não mantivessem contato um com o outro.
Para os idosos com dificuldade de locomoção, a vacina foi aplicada em casa. “Os profissionais que atuam na Unidade de Saúde local realizam as vacinas na quadra de esportes da comunidade e organizaram os pacientes em filas, respeitando a distância recomendada de um metro. Pessoas idosas que têm dificuldade de locomoção receberam a dose em casa. A campanha começou dia 24 e as comunidades de Rumo, Colônia, Bananeiras, Rosely Nunes, Canabrava, Sede e 25 de setembro já foram imunizadas. Nunca tivemos uma vacinação tão boa. O povo tem procurado se proteger”, aponta a secretária de Saúde, Clézia Gonçalves Ribeiro.
Distrito de Rumo
Já na comunidade de Rumo, também na zona rural de Itaetê, as ações de combate contra o coronavirus foram reforçadas com a ajuda dos moradores. Em reunião, decidiram fechar as entradas do povoado para visitantes.
“Visitantes, esperamos em breve recebê-los em nosso município e nos distritos de Itaetê. Enquanto isso fique em casa”. Esse é o recado da comunidade em redes sociais da prefeitura.
De acordo com o decreto, que determina a prevenção e enfrentamento ao Covid -19, a prefeitura proibiu o acesso à cidade por pessoas não residentes no município de Itaetê, por prazo indeterminado. Até o momento não há casos suspeitos de infecção por coronavírus na região da Chapada Diamantina.
Jornal da Chapada