Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica
Trending

#Chapada: Prefeito de Utinga teme por contágio comunitário, mantém rigor de medidas e defende isolamento

Joyuson Vieira avalia a proatividade do município em se preparar para casos suspeitos e se mantém firme a respeito da importância da quarentena.

A prefeitura municipal de Utinga, na Chapada Diamantina, administrada pelo prefeito Joyuson Vieira, publicou neste sábado (4) um novo decreto com medidas temporárias de prevenção ao coronavírus. Entre essas novas restrições estão as suspensões de qualquer evento ou reuniões religiosas que possam criar aglomerações. Como a primeira vítima da Covid-19 no município foi um idoso de 80 anos, o novo decreto determina também que a pasta de Saúde promova tratamento especial aos idosos e pessoas com doenças crônicas, considerados grupos de risco na pandemia.

O decreto recomenda ainda que o órgão municipal de saúde intensifique a campanha de conscientização da população para a importância da higiene pessoal, como lavar as mãos bem lavadas com água e sabão, o uso do álcool em gel, cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar. O vírus se espalha pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência. Recomenda a população também o uso de máscaras como uma medida de proteção individual, que evita a propagação do vírus por meio das gotículas de saliva.

O prefeito Joyuson Vieira falou para a população sobre a atual situação em entrevista ao vivo na Rádio Cultura FM. Durante o seu pronunciamento, o gestor detalhou sobre o primeiro óbito, ressaltou que o município estava preparado para atender o caso e que as medidas de restrições ainda serão mais rígidas. Isso pelo fato de existir a possibilidade de estar ocorrendo uma contaminação comunitária.

“Além de ser o primeiro caso e com óbito, trouxe uma característica que também nos preocupa que é o contágio comunitário. Isso significa dizer que não dá para identificar a origem, não sabemos mais de onde veio e nós precisamos ainda ser mais rigorosos nos nossos procedimentos. Existem três níveis de afastamento social que é o distanciamento, que estávamos praticando. Agora, com um caso confirmado, nós devemos avançar para o isolamento social. Se não tomarmos as medidas que devemos tomar, nós poderemos chegar no ‘lockdown’- que é o fecha tudo”, aponta com preocupação Joyuson Vieira.

Joyuson avalia a proatividade do município em se preparar para casos suspeitos e se mantém firme a respeito da importância da quarentena. “A importância do distanciamento social nos permitiu construir o isolamento que chamamos hoje de Hospital Municipal Santa Dulce dos Pobres II [HMSDP II]. Quando chegou o caso, ele não entrou pelo nosso hospital de rotina, ele foi direto para o HMSDP II, que está preparado para isso, completamente isolado. Isso nos tranquiliza, de certa forma, porque o município estava preparado naquele momento”, ressalta o prefeito, informando em seguida todas as medidas de prevenção foram adotadas pela unidade de saúde.

O prefeito ainda defendeu o uso de máscaras e informa que tem uma equipe confeccionando o EPI, além da população confeccionar sua própria máscara a fim de evitar o contágio do vírus.

“Estamos também com uma força tarefa de pessoas confeccionando máscaras de TNT. Por meio de fornecedores amigos da cidade de Feira de Santana, conseguimos adquirir alguns rolos desse tecido. Porém, a população também pode fazer a sua. São muitos os vídeos que existem hoje na internet e na televisão, ensinando a fazer com lenços, guardanapos e outros tecidos. É importante também que essas máscaras sejam higienizadas pelo menos três vezes ao dia, já que o uso constante pode umedecê-las e facilitar o contágio”, alerta o prefeito Joyuson Vieira – que está a frente de todas as ações de combate à pandemia no município.

O boletim deste sábado (4) do município chapadeiro não consta nenhum caso suspeito, entretanto, existem 34 casos estão sendo monitorados. Dois casos já foram descartados via resultado negativo pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA).

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios