A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, por meio da Secretaria de Saúde, comandada por João Rodrigues, informa para a população que um caso positivo para Covid-19 esteve no município a trabalho. Nesta quarta-feira (8), a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) emitiu uma nota para explicar o caso. Conforme informações da nota, trata-se de um paciente do sexo masculino de 39 anos, residente do município de Feira de Santana, que esteve em Itaberaba a trabalho entre os dias 31 de março e 1º de abril.
O homem informa ter tido contato com uma pessoa, em Feira Santana, que também havia testado positivo para a doença. “Após alguns dias do contato, mesmo sem desenvolver sintomas, resolveu fazer o teste por conta própria na rede privada, no dia em que começou a apresentar sintomas. Testando positivo. O paciente apresenta-se estável clinicamente, em isolamento domiciliar no seu município de origem”, aponta a nota emitida pela Secretaria de Saúde.
Diante do caso, a pasta municipal de Itaberaba está monitorando as pessoas que tiveram contato mais próximos com o paciente e todos seguem em isolamento domiciliar sem sintomas. “Reforçamos a orientação de nos mantermos vigilantes e seguindo cuidados preventivos já amplamente divulgados [lavar as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, evitar locais de aglomerações, não compartilhar objetos pessoais e manter os ambientes bem ventilados]”, reforça a nota.
O prefeito Ricardo se pronunciou e descaracterizou informações truncadas e boatos de que pessoas estariam com coronavírus em Itaberaba. “Não procede. O que aconteceu é que uma pessoa que testou positivo esteve a trabalho em nosso município, mas ele é de Feira de Santana. Aqueles que estão com os ânimos exaltados, fiquem calmos que ainda vamos enfrentar dias duros no país”, diz o gestor ao Jornal da Chapada. A cidade tem agora a necessidade de fechar as entradas e ampliar o monitoramento.
Todas as medidas estão sendo adotadas, conforme a prefeitura. Em tempo, a gestão “reafirma o compromisso em manter toda população informada do quadro atual”. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma canal direto para informações e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a Covid-19 pelo telefone da ouvidoria 0800 075 4321, ou através do Whatsapp (75) 99230-6900.
Jornal da Chapada