O Conselho Municipal de Turismo de Lençóis (Contur) e a prefeitura local estão montando estratégias para revitalizar o turismo da região após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os setores de hospedagem, gastronomia, agências de turismo, além da sociedade civil, se reuniram nos dias 20 e 22 de abril e montaram um plano de marketing.
Entre as medidas, estão a busca por uma empresa para operar e criação de campanhas que atraiam a visibilidade e visitantes para Lençóis e demais município da Chapada Diamantina. Outra ação discutida pelos conselheiros é a segurança com benefícios do turismo de natureza em pequenas cidades. “A ideia é fazer tudo isso sem aglomerações, para a retomada do turismo no menor tempo possível”, informa a nota divulgada pelo Contur.
Como medida de prevenção à Covid-19, Lençóis encontra-se fechada para entradas de turistas, e estão suspensas as atividades de todos os serviços não essenciais, tais como hospedagens e agências de turismo. Segundo a secretária municipal de Turismo e Cultura, Roberta Ferraz, da administração do prefeito Marcos Araújo (Marcão), a potencialização dos canais de mídia fará com que Lençóis permaneça na memória e nos interesses dos viajantes.
“Se todos os moradores de Lençóis compartilharem, interagirem e valorizarem Lençóis nas redes sociais, sairemos fortalecidos”, defendeu Ferraz. Cerca de 80% da economia de Lençóis vem do turismo, conforma a titular da pasta. Desde o começo da pandemia, mais de 50% de hotéis e pousadas tiveram suas reservas canceladas.
Jornal da Chapada