Um grupo de sete professores de Filosofia, que atuam na rede pública de ensino em municípios da Chapada Diamantina, se reuniu virtualmente para elaborar folheto didático com conteúdos e propostas de atividades da disciplina para os estudantes que permanecem sem aulas por conta do isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“A iniciativa não tem fim lucrativo e existe graças ao empenho do grupo de jovens professores de Filosofia”, salienta o grupo, em nota enviada ao Jornal da Chapada. Participam da ação educadores espalhados por algumas das cidades da Chapada Diamantina, como Barra da Estiva, Boninal, Iraquara, Itaetê, Morro do Chapéu e Seabra.
Danielle Lima de Paula, Jocilene Alves, Kleber Chaves, Maria Isabel Gonçalves, Nelson Sant’Ana, Uilson Bittencourt e Valério Cássio Júnior, cumpreem as medidas de distanciamento social e estão preocupados que os estudantes contem com algum nível de orientação neste período.
Eles decidiram, então, publicar um folheto didático, com textos (autorais) fotos, vídeos e indicação de outros textos e livros, além de propostas de atividades, para que os alunos se envolvessem de algum modo com essa forma de estudos.
Segundo os autores, “a recepção do ‘Apoena’ – nome do folheto educativo que, a princípio, teria apenas um número, foi tão boa entre os estudantes e professores” que decidiram lançar uma edição por mês e está disponível no site do projeto.
Jornal da Chapada