Dez idosos residentes no abrigo ‘Casa Lar Dona Deraldina’, em Ipiaú, no sul da Bahia, que tiveram teste negativo para Covid-19, foram conduzidos para a Fundação Hospitalar da cidade. A prefeitura local tomou a medida após 56 idosos e 11 profissionais da instituição testar positivo para a doença.
Na última quarta-feira (6), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar e acompanhar a situação do abrigo. Em publicação nas redes sociais, a prefeitura de Ipiaú afirma que disponibilizou o deslocamento e o acolhimento de todos os idosos testados negativo visando a proteção da população idosa e em atendimento à recomendação do MP-BA.
Os idosos que tiveram teste positivo para Covid-19 seguem no abrigo. De acordo com a secretária de saúde do município, Laryssa Andrade, dois deles apresentaram piora no quadro e foram hospitalizados.
“Esses idosos que testaram positivo continuam no abrigo. Inicialmente, todos eram assintomáticos. Porém, hoje dois encontram-se hospitalados. Um está no Hospital de Referência e outro no Centro de Triagem em uso de oxigênio”, afirma. Os funcionários da instituição também testados positivos seguem protocolo de quarentena em suas residências. Jornal da Chapada com informações do G1.