Pessoas que não são residentes de Itapetinga, município do sudoeste da Bahia, estarão proibidas de entrar a partir desta segunda-feira (11). A medida foi anunciada pela prefeitura local para conter o avanço da pandemia de Covid-19.
Uma empresa foi contrata para operacionalizar uma barreira sanitária que funcionará 24 horas na principal entrada do município. Com isso, veículos em trânsito para outras cidades, que necessitem passar por Itapetinga, terão que aguardar em fila indiana, por uma escolta que os conduzirá até a próxima barreira, evitando que eles transitem pela cidade.
Já os moradores de Itapetinga, terão que apresentar um comprovante de residência para ter a entrada liberada. Os ônibus não poderão passar pelas barreiras, com exceção aos circulares das empresas de transporte municipal.
De acordo com a prefeitura, caminhoneiros, fornecedores ou entregadores precisarão apresentar a nota fiscal de entrega do produto para entrar na cidade. Apenas pessoas que estejam buscando assistência médica de urgência poderiam ultrapassar as barreiras.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga, quem apresentar sintomas gripais ou febre, serão impedidos de entrar. Os moradores da cidade sintomáticos serão encaminhados para isolamento e monitorados pela Vigilância Epidemiológica local. Jornal da Chapada com informações do G1.