Ícone do site Jornal da Chapada

Índice de isolamento social revela o comprometimento da população da Chapada Diamantina no combate à covid

Lençóis teve percentual de 44,4% de isolamento; considerado elevado se comparado com outros da região | FOTO: Divulgação/Túlio Saraiva |

Dados da plataforma ‘InLoco’ divulgados nesta quarta-feira (27) mostram a relação e a porcentagem de adesão dos municípios baianos ao isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O estudo foi coletado até a última terça-feira (26) e teve como resultado o desempenho nacional. O índice na Bahia ficou em 45,7%, o quinto melhor do Brasil, atrás de dois estados da região Norte e dois do Nordeste. Já a capital baiana, Salvador, é a terceira melhor dentre todas do país, perdendo apenas para Macapá e Recife, respectivamente.

O Jornal da Chapada separou alguns municípios da Chapada Diamantina para mostrar esses números e o desempenho no que se refere ao comprometimento do isolamento social da população da região. Os dados podem ajudar nas tomadas de decisões municipais que refletem diretamente no combate contra o novo coronavírus. Todos estes dados foram gerados pela plataforma ‘InLoco’, que coleta dados de dispositivos móveis, e não é a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) responsável pelas informações disponíveis.

O município histórico de Mucugê teve 42,1% da população cumprindo o isolamento social | FOTO: Divulgação/Nilton Oliveira |

Dentre as cidades selecionadas para comparação e divulgação dos dados, o município de Jacobina (46,0%) e Boa Vista do Tupim (45,7%) alcançaram índices acima de 45%. Seabra (44,7%), Itaetê (44,6%), Lençóis (44,4%), Itaberaba (44,3%) e Mulungu do Morro (44,1%) ficaram na faixa de 44%. Nova Redenção (43,3%) e Andaraí (43,3%) obtiveram o mesmo índice de isolamento. Piatã (42,3%), Mucugê (42,1%), Palmeiras (41,9%) e Utinga (36,8%) tiveram um percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento abaixo dos demais, em contra partida são os municípios menos afetados da região. Piatã e Utinga, por exemplo só registraram um caso.

No âmbito estadual, o secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas diz que o resultado demonstra “de que a decisão de antecipação dos feriados foi assertiva e os baianos estão comprometidos com esse esforço adicional para ficar em casa e reduzir as taxas de infecção”. O titular da pasta do governo Rui Costa (PT) se referiu ao ranking nacional, mas pode muito bem ser direcionado aos ranking municipais.

Jornal da Chapada

Confira aqui a lista e os dados de toda a Bahia…

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas