• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Itaberaba: João Filho diz que “MPF não decide nada” e aposta na morosidade da Justiça para ser candidato

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
10 junho 2020 - 13h43
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política, Top
0

O ex-prefeito de Itaberaba já foi condenado e teve seus direitos políticos cassados, falta o trânsito em julgado | FOTO: Reprodução |

Em áudio vazado nas redes sociais para tranquilizar seus eleitores, o ex-prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PL), afirmou que será candidato nas próximas eleições. E a aposta foi alta. Segundo ele, porque o Ministério Público Federal (MPF) não decide nada e quem decide, que é o Judiciário, não dará uma decisão a tempo.

O suposto áudio é uma resposta à matéria que informou que o procurador regional da República, Ubiratan Cazetta, deu parecer favorável para o trânsito em julgado da sentença que condenou o ex-prefeito à suspensão dos direitos políticos por sete anos, tornando-o, por consequência, inelegível. (leia aqui).

De acordo com o ex-gestor, a matéria conteve notícia falsa (o que chama de fake news). “Na verdade, é muito fake news, é muita propaganda, é muita oposição falando inverdades. Estou elegível para qualquer candidatura, qualquer uma”, sustentou. No entanto, esqueceu de dizer que já consta contra ele sentença condenando-o à suspensão dos direitos políticos (proferida no dia 3 de setembro de 2018, na ação civil pública de improbidade administrativa número 0012217-04.2014.4.01.3304) e foi justamente no recurso contra esta decisão que o procurador Ubiratan Cazetta deu parecer opinando pela manutenção da inelegibilidade.

João Filho também minimizou a atuação do Ministério Público Federal, esquecendo-se que o órgão exerce função essencial à justiça, segundo a Constituição Federal. Para ele, a matéria envolve “um parecer de Ministério Público, não tem decisão nenhuma de juiz de primeira e segunda instância(…) isso é um parecer do Ministério Público Federal, e Ministério Público não decide nada”.

Sobre a atuação do Tribunal Regional Federal (TRF), órgão responsável por julgar o recurso de apelação, João apoiou-se na morosidade do Judiciário ao dizer que “não teve nenhum julgamento de segunda instância em órgão colegiado contra mim. E quando tiver, serei absolvido. Mas quando tiver isso, já sou prefeito de Itaberaba”.

O Jornal da Chapada entrou em contato com o MPF para ouvir o órgão sobre o áudio do ex-prefeito, e a resposta foi essa: “Pelo informado, o processo encontra-se no TRF da 1ª Região, sob a atuação da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1/MPF). Sugiro contato com a Assessoria de Comunicação da PRR1”. Como sugerido, a PRR1/MPF foi procurada, assim como o TRF da 1ª Região, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta. Assim que ambos responderem uma nova matéria será gerada.

Jornal da Chapada

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

#Chapada: Prefeito e vice de Barra da Estiva são punidos pelo TCM e terão de devolver mais de R$90 mil gastos em diárias

Próximo Post

#Chapada: Jacobina já tem mais da metade dos pacientes infectados curados da covid; número de contágio segue em 58

Próximo Post
#Chapada: Jacobina já tem mais da metade dos pacientes infectados curados da covid; número de contágio segue em 58

#Chapada: Jacobina já tem mais da metade dos pacientes infectados curados da covid; número de contágio segue em 58

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.