Celebrada de forma diferente dos outros anos, a tradicional festa de Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, teve seu ápice nesta quinta-feira (11). A popular noite das lanternas foi na quarta (10) e contou com fachadas das casas do centro histórico enfeitadas e iluminadas por lanternas confeccionadas com madeira e papéis de seda coloridos e estilizados. No mesmo dia, aconteceu a nona noite do novenário, que em meio à pandemia foi transmitida ao vivo no canal do YouTube na Paróquia do Santíssimo Sacramento do município.
Conforme informações da Rádio Nova Rio de Contas FM, a festa deu continuidade com as famílias aguardando a passagem da Filarmônica Lira dos Artistas em suas casas e nas ruas, mantendo distanciamento de dois metros e com o uso de máscaras de proteção, conforme recomendação dos órgãos de saúde. Os músicos entoaram os tradicionais dobrados pelas ruas da cidade, sem a presença da população, que em anos anteriores sempre acompanhavam até a porta da igreja onde era realizado o Leilão.
Veja mais fotos
A tradição continuou com a missa solene, nesta quinta-feira (11), que por motivo de prevenção contra o novo coronavírus, foi realizada de portas fechadas e transmitida ao vivo no canal Youtube da Paróquia do Santíssimo Sacramento e pela radio local. À tarde, foi a vez da procissão do ‘Santíssimo’, que passou pelas ruas da cidade em carro aberto. Ao longo do percurso, moradores puderam ver a passagem do padroeiro, e para quem mora fora do trajeto foi permitido se posicionar nas praças e ruas mais espaçosas.
O evento ocorre desde cinco anos após a fundação da cidade chapadeira, que data da segunda metade do século 18 e busca pelo título de Patrimônio Imaterial do Brasil, fazendo parte do Patrimônio Imaterial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional). A festa do Corpus Christi é uma das mais belas expressões de fé celebrada no Brasil.
Jornal da Chapada
Missa
Procissão