A circulação do vírus tem diminuído na zona rural, apresentando apenas um caso positivo na localidade de ‘Guaribas’, povoado do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. No entanto, a recomendação geral é o isolamento social, especialmente, durante o inverno.
A estação mais fria do ano começou neste sábado (20), e o clima já mudou em Itaberaba. Muita chuva e umidade, cenário propício para a propagação do coronavírus, que transmite a doença respiratória covid-19. A efermidade já matou seis pessoas no município, e outros três óbitos estão em investigação.
O boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde, da administração do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), neste sábado, traz os seguintes números da pandemia no município. No total, 174 pessoas contraíram o vírus. Dentre os casos confirmados, 104 estão ativos e 61 curados e seis evoluíram para óbito. Os dados ainda registram 11 casos notificados como suspeitos, sendo três óbitos sob investigação, 205 pessoas monitoradas e 183 casos descartados.
Até o momento, o município já realizou 1.195 testes, sendo 982 testes rápidos e 213 laboratoriais. A circulação do vírus tem diminuído tanto na sede quanto na zona rural. No mapeamento por localidade, 26 bairros já têm registros da doença. Os bairros são: ‘Independente‘, que registra 17 casos, em seguido por ‘Vida Nova Itaberaba‘, com 13, ‘Oriente’ com nove casos, ‘Centro‘ sete casos e ‘São João’ com cinco casos. Os demais bairros possuem entre um a quatro casos.
Jornal da Chapada