Sem registrar casos do novo coronavírus desde quando foi decretada a pandemia pelo novo coronavírus, o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, notificou o seu primeiro caso de covid-19 nesta segunda-feira (6). O comunicado foi realizado pelo prefeito Marcos Airton (Republicanos), o popular Marcão, por meio de vídeo. Esse comunicado para a população contou também com a presença da coordenadora das ações de combate à doença, Gisela Emille.
O prefeito lamentou ter registrado o primeiro caso, mas ressalta que todas as providências estão sendo tomadas para garantir a proteção da população contra o vírus. “O primeiro caso de covid em nosso município é sintomático e já estão sendo tomadas as medidas com os protocolos da Organização Mundial de Saúde [OMS] e Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado [Sesab]. É uma situação atípica e muito delicada, mas que vamos conduzir com toda tranquilidade”, aponta o prefeito Marcão.
A coordenadora, Gisela Emille, também explica que “trata- se de um paciente [jovem] que vem apresentando sintomas há alguns dias e que procurou o serviço de saúde dia primeiro de julho, por isso realizamos uma testagem rápida. O protocolo é isolar este paciente, como já estava isolado, e todas as pessoas que tiveram contato e realizar a testagem nos comunicantes. Esse vai ser o procedimento a ser feito nesse momento. O paciente encontra-se com sintomas, mas [com quadro de saúde] estável”.
No momento, Lençóis registra um caso confirmado, 17 casos suspeitos, e 161 já foram descartados. Em contato com o Jornal da Chapada, a assessoria informou que, neste caso, não foi possível a identificação do contágio, (onde, como e quando aconteceu), uma vez que familiares do caso confirmado trabalham em uma função com grande rotatividades em outros municípios.
Jornal da Chapada