“Os melhores desempenhos de vários países governados por presidentes ou primeira ministra confirma a tese de que as mulheres sabem cuidar mais das vidas das pessoas”. A fala é do senador da República, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA), durante ‘live’ que marcou o lançamento da pré-candidatura de reeleição de Guilma Soares (PT) para prefeita do município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina.
O encontro virtual foi nesta sexta-feira (17) e reuniu ainda políticos como o deputado federal Afonso Florence (PT-BA), o suplente de estadual Cláudio Bastos (PCdoB), o ex-presidente do PT da Bahia, Jonas Paulo, e o atual dirigente municipal do partido em Nova Redenção, Ivan Soares. Todos destacaram a importância da participação feminina nas decisões do país e na política de uma forma geral. O senador Jaques Wagner elogiou o trabalho da atual gestora e declarou apoio à sua reeleição no pleito deste ano.
Na oportunidade, Wagner também se solidarizou com as famílias que perderam seus entes queridos durante a pandemia do novo coronavírus. “O povo de Nova redenção saberá reconhecer todo o trabalho que você fez e seguramente lhe dará mais quatro anos para estar dirigindo com tanto carinho os destinos do município de Nova Redenção. Já são mais de meio milhão de seres humanos que perderam a vida em função da covid-19. Uma doença nova, assustadora, que não é conhecida pelos médicos pelos sanitaristas e pelos pesquisadores”, frisa o petista.
Wagner continua seu discurso, citando os avanços na produção de uma vacina para a erradicação da doença e lamenta o número de mortos no Brasil, criticando duramente o governo Bolsonaro. “No Brasil, já são mais de 75 mil em apenas quatro meses, milhões de pessoas infectadas prejudicadas por uma postura irresponsável do governo federal, que já está com o terceiro ministro da saúde e, mesmo assim, um ministro interino que não tem conhecimento profundo. É um bom profissional, mas não tem conhecimento profundo das questões sanitárias“, critica o ex-governador.
Wagner declara apoio a Guilma para a conquista de sua reeleição e também defende o legado do PT na região. Ele ressalta que a prefeita realizou muitas ações em três anos e meio de governo, e enfrenta um período difícil com a crise sanitária. “Foi muita coisa feita em três anos e meio, mesmo com dificuldades fiscal e orçamentaria”, aponta o petista, relatando a dificuldade que os governadores adversários ao Governo Bolsonaro têm enfrentado.
O legislador representante da Bahia no Senado, elogiou o trabalho de Guilma Soares em seu primeiro mandato como a única prefeita mulher da Chapada Diamantina, defendendo que as mulheres devem ocupar cargos políticos. Wagner salienta também que os melhores resultados no combate ao coronavírus são de países liderados por mulheres. “Chamo atenção ao povo de nova Redenção quando a gente faz o balanço mundial no desempenho de cada país na questão do enfrentamento da pandemia da covid-19. É de surpreender. Os melhores desempenhos de vários países governados por presidentes ou primeira ministra confirma a tese de que as mulheres sabem cuidar mais das vidas das pessoas”, finaliza Jaques Wagner.
Jornal da Chapada