A Secretaria de Saúde de Ipirá, município da Bacia do Jacuípe, divulgou no último sábado (22) o quinto óbito em decorrência da covid-19. De acordo com informações prestadas pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o homem, que já apresentava um quadro de doenças preexistentes, deu entrada na ambulatório no dia 14 de julho, apresentando complicações pela doença respiratória.
Posteriormente, ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Hospitalar do Município (UTC), no dia 16 de julho, e dois dias depois (18 de julho), para o Hospital Couto Maia, em Salvador, onde recebeu cuidados, porém faleceu na última quarta-feira (19 de agosto).
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 informou por meio de nota, “que continua seguindo todas as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e faz alerta à população da importância de prosseguir cumprindo as orientações determinadas através de decretos já publicados no Diário Oficial”.
https://www.instagram.com/p/CENtDJAgO-y/?igshid=13xxs3975o5lg
Medidas tais como idas desnecessárias às unidades de saúde, aos espaços públicos e estabelecimento comerciais, comemorações particulares e aglomerações deverão ser evitadas. O comitê lembra ainda a importância de continuar adotando as medidas de higiene: usar máscara (uso obrigatório), não compartilhar objetos de uso pessoal, lavar as mãos com frequência (no mínimo por 20 segundos) com água e sabonete ou com álcool em gel.
Desta forma, cumprindo as medidas de prevenção e controle da doença, a doença pode ser evitada. O município de Ipirá, atualmente, registra um total de 434 casos confirmados, sendo 73 ativos, 356 recuperados e cinco que evoluíram para óbito. Outras 1.498 seguem em monitoramento e 509 casos já foram descartados.
Jornal da Chapada