Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Vídeos: Valmir rebate ameaças de candidato tucano a prefeito de Porto Seguro: “Índios já estavam aqui antes dos invasores”

De acordo com as denúncias dos indígenas encaminhadas ao mandato de Valmir Assunção, o caso envolve a questão da ‘Terra Indígena Ponta Grande’, área que estava sob forte ameaça de despejo nas últimas semanas para beneficiar ações de grilagens do Fly Clube Aeroclube.

As ameaças de morte contra indígenas proferidas pelo empresário e candidato à prefeitura de Porto Seguro, o tucano Luigi Rotunno, foram rebatidas e repudiadas pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) nesta segunda-feira (14). Após tomar conhecimento do áudio do político, Assunção declarou que “os índios Pataxós merecem respeito” e que “eles já faziam parte do Brasil antes dos europeus invadirem o país”. O petista não poupou críticas ao empresário e o chamou de ‘coronel’. “É dono de um grande Resort em Porto Seguro, um ‘empresário coronel’ e trata a praia e a cidade como se fossem suas propriedades. É um absurdo que o Brasil tenha pessoas que vêm de outros locais e que tratam nossa terra como se fosse deles. A praia é propriedade da Marinha, é do estado brasileiro não é propriedade particular. Os indígenas já estavam no Brasil antes mesmo da chegada dos portugueses e de todo mundo”.

De acordo com as denúncias dos indígenas encaminhadas ao mandato de Valmir Assunção, o caso envolve a questão da ‘Terra Indígena Ponta Grande’, área que estava sob forte ameaça de despejo nas últimas semanas para beneficiar ações de grilagens do Fly Clube Aeroclube. “Esses caras [índios] estão invadindo a minha praia. Aqui na frente do ‘La Torre’. Fala para eles darem um jeito e nunca se atrevam de arrancar minha cerca na minha praia, ou vai dar errado. Vou pegar pesado contra Ponta Grande. Pesado que eles vão entender a dor deles e não vai ter manifestação que vai segurar eles. Eu vou colocar a cerca de volta e quero que eles se virem e nunca mais pisem em minhas terras porque se eu for lá vai dar merda”, ameaça o tucano Luigi Rotunno. Em vídeos, os caciques Pataxós Alfredo Santana e Edir Pataxó também questionam a fala do tucano e pediram intervenção.

“Acabamos de ouvir um áudio agora de um dono de pousada, de um dono de barraca naquela margem da Ponta Grande difamando o povo indígena, dizendo que estão invadindo a terra dele, que estão fechando a praia. Ele não é dono de nada, tem que nos respeitar, quem é o dono é quem nasceu aqui e sempre conviveu. Ele que é invasor de terras. Vamos para cima desse cidadão para ele respeitar a cultura que já existe na Costa do Descobrimento”, salienta Santana. Já Edir, que é liderança do território indígena ‘Barra Velha Porto Seguro’, diz que o áudio é revoltante. “Ver um cidadão desse que nem de terras brasileiras é, ameaçar nosso povo de morte é muito revoltante. A gente ver um cidadão desses que usa nossas terras vir dizer que é o dono, na verdade, nós Pataxós somos os verdadeiros donos da terra, porque sempre tivemos aqui”, completa.

Vídeos dos indígenas denunciando empresário

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios