Os dados sobre o atual cenário pandêmico do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foram atualizados nesta segunda-feira (5). De acordo com o boletim epidemiológico disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), 1.856 pessoas foram confirmadas com o novo coronavírus desde o começo da crise sanitária. São 1.744 curados, 75 ativos e 37 óbitos.
Além disso, 128 casos estão sendo monitorados e 52 foram enquadrados com suspeita da doença. No mapeamento por localidade foram identificados 18 bairros da zona urbana com casos ativos, entre eles ‘Centro’ com 13, ‘Independente’ dez, ‘Vida Nova Itaberaba’ dez, e ‘Jd, das Palmeiras’ com oito. Na zona rural, apenas a comunidade ‘Região das Cajás’ foi identificada com dois casos ativos.
Já sobre a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e leitos clínicos no município, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA), dos 20 leitos de UTI ativos, 16 estão ocupados; ao passo que, dos 20 leitos clínicos, um está ocupado atualmente.
A Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando para minimizar os efeitos causados pela crise do novo coronavírus em Itaberaba e região e pede a todos que façam o uso de máscaras, mantenham os cuidados com a higiene, e evitem aglomerações.
Jornal da Chapada