No plano de governo informado à justiça eleitoral pela chapa da coligação ‘A Força do Trabalho’, encabeçada por Ricardo Mascarenhas (PP) e David dos Anjos (PSB), existem vários projetos para o fortalecimento e desenvolvimento na área de educação do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Entres eles estão ‘Cidade da Criança’ e o ‘Mais Merenda’.
Na criação do ‘Mais Merenda’, por exemplo, os candidatos apontam para a distribuição de pães para os alunos levarem para casa. Além disso, tem a implantação de um centro tecnológico para fomentar o aprendizado de crianças e jovens na produção de aplicativos, esse projeto leva o nome de ‘Cidade da Criança’.
Ainda na área de educação, a dobradinha Ricardo/David pretende ampliar em 25% as escolas de educação infantil com tempo integral, construir uma unidade de educação infantil no centro da cidade e construir a sede própria das escolas municipais ‘Pedra que Brilha’, ‘Novo Tempo’ e ‘Góes Calmon’.
Outros projetos são descritos no plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral, como a criação da ‘Caravana da Matrícula’, que levará o ‘Dia D’ para realizar matrículas escolares na zona rural do município, além da construção da ‘Casa dos Conselhos de Educação’ e realização de concurso público para educação, principalmente para a educação infantil.
Ainda tem a criação do programa ‘Ronda Escolar’, em parceria com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, inserção de Itaberaba como cidade polo de educação universitária – com a construção de um campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), implantação da escola militar e criação de uma escola de robótica.
Jornal da Chapada