CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Brasil: Levantamento mostra Nordeste na frente em relação a leitura ao fazer comparação com capitais do país

Das 10 capitais da disputa, cinco são do nordeste; João Pessoa, na Paraíba é primeiro lugar no ranking com 64% da população leitora.

Pesquisa mostra que a região Nordeste está na frente em relação a leitura ao fazer comparação com capitais do país. Das 10 capitais da disputa, cinco são do nordeste. João Pessoa, na Paraíba, é primeiro lugar no ranking com 64% da população leitora. Seguidos de Teresina e São Luís como 59%, Aracaju com 58% e Salvador com 57% dos leitores. As demais cinco capitais são Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, São Paulo, 60%, e Florianópolis com 56%.

O levantamento ‘Retratos da Leitura do Brasil’, do Instituto Pró-Livro, foi realizado em parceria com o Itaú Cultural. Segundo informação da Veja, o resultado foi obtido após a média de “João Pessoa no trimestre ser de 4,09 livros, número que sobe para 8 analisando-se os doze meses antecessores, mais da metade deles lidos por vontade própria”.

“Na ponta oposta, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, amargou uma média de 3,09 livros por ano — menos do que a marca de João Pessoa em três meses, e só 26% de leitores entre a população. Boa Vista, Roraima, é a única capital que continua em análise, por isso não integra a pesquisa”, aponta texto publicado pela Veja.

Ainda segundo informações, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional (Abrelivro) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) enviariam durante esses dias cinco propostas de estímulo à leitura, aos candidatos à prefeitura das capitais, em forma de carta compromisso.

O motivo é o aumento da leitura no nordeste onde as classes C, D e E se concentram no país, e o custo para o consumidor final aumenta , pois, em 2004, o mercado foi desonerado do pagamento dos tributos como o PIS e Cofins e na nova proposta do governo seriam substituídos pela Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), o que torna o livro mais caro, pois sobe alíquota de contribuição de 12%, sendo um grande obstáculo para o consumo de livros no país. Jornal da Chapada com informações do site da Revista Veja.

Confira as capitais do país e seus percentuais de leitura.

João Pessoa (64%)
Curitiba (63%)
Manaus (62%)
Belém (61%)
São Paulo (60%)
Teresina (59%)
São Luís (59%)
Aracaju (58%)
Salvador (57%)
Florianópolis (56%)
Vitória (55%)
Fortaleza (54%)
Belo Horizonte (53%)
Porto Alegre (52%)
Recife (52%)
Cuiabá (52%)
Palmas (52%)
Macapá (51%)
Porto Velho (51%)
Rio Branco (49%)
Natal (48%)
Rio de Janeiro (47%)
Goiânia (42%)
Maceió (37%)
Campo Grande (26%)
Boa Vista (em apuração)

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios