Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

#Bahia: Base de ACM Neto elege maioria dos prefeitos nos 30 principais colégios eleitorais do estado

Vale ressaltar ainda que Feira de Santana e Vitória da Conquista tem segundo turno entre MDB (apoiado pelo grupo do DEM) e PT.

O Democratas será o partido com mais prefeituras entre os 30 maiores colégios eleitorais da Bahia a partir de janeiro do próximo ano. A legenda conquistou dez dos municípios com mais eleitores do estado. Entre eles a capital Salvador, com seus quase 3 milhões de habitantes, com a eleição de Bruno Reis, candidato eleito com maior votação entre todas as capitais do Brasil. Em todo o estado, a sigla elegeu 39 prefeitos.

Além disso, das 30 maiores cidades baianas, 16 são da base de Neto, já que Adriano Lima (PSD), prefeito reeleito de Serrinha, recebeu apoio do presidente do Democratas. Conforme uma fonte do site Informe Baiano, a expectativa é grande para que mais um prefeito do grupo das 30 maiores cidades volte a apoiar Neto.

Vale ressaltar ainda que Feira de Santana e Vitória da Conquista tem segundo turno entre MDB (apoiado pelo grupo do DEM) e PT. O Democratas teve, ainda, o maior número de votos para prefeitos em toda a Bahia, com cerca de 1,5 milhão de sufrágios registrados neste domingo (15), de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), superando o PSD, com em torno de 1,4 milhão, e o PT, com 1,1 milhão.

Em Camaçari, o prefeito Elinaldo Araújo renovou o seu mandato com 53,12% dos votos. As vitórias da legenda não se resumem à Região Metropolitana de Salvador. Em Teixeira de Freitas, maior cidade do Extremo Sul, Marcelo Belitardo também foi eleito com margem alta de votos: 60,91%. E em Barreiras, considerada a capital do Oeste baiano, Zito Barbosa renovou seu mandato com 70,30% dos votos.

Em Eunápolis, também no Extremo Sul, Cordélia Torres venceu o atual prefeito, Robério Oliveira (PSD) com 51,40% dos votos. Em Luís Eduardo Magalhães, outra importante cidade do Oeste, Júnior Marabá bateu o prefeito Oziel Oliveira (PSD) com 59,29% dos votos. Já em Conceição do Coité, Marcelo Araújo venceu com 51,45% o candidato Danilo (PT), que terminou com 48,1%.

Em outras três cidades, candidatos democratas venceram prefeitos que tentavam a reeleição. Em Guanambi, Nilo Coelho venceu Jairo Magalhães (PSD) por 59,07%, a 38,22%, com quase 10 mil votos de vantagem. Em Campo Formoso, Elmo Nascimento teve 50,94% contra 49,06% de Rose Menezes (PSD) e, em Senhor do Bonfim, Laércio Júnior conquistou 51,52% e superou os 45,33% de Carlos Brasileiro (PT). Nas 30 maiores cidades, o PT elegeu venceu apenas uma disputa.

Avaliação
Para o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual da legenda, o resultado é muito expressivo e aponta para um desejo de mudança no estado. “Nós tivemos prefeitos reeleitos com uma margem muito elevada e outros que foram eleitos com uma vantagem muito alta sobre aliados do PT na Bahia. Então, há um sentimento de que as pessoas estão buscando uma mudança para um padrão de gestão de ponta como tem sido com o Democratas, tendo como exemplo a administração do prefeito ACM Neto, por oito vezes consecutivas considerada a melhor do país”, diz o deputado.

O presidente do partido destaca, ainda, que o Democratas se preparou para as eleições e apresentou quadros qualificados para a gestão pública. “Muito mais do que a quantidade de prefeitos eleitos, eu destaco aqui a qualidade dos nossos quadros. O que vimos nas urnas foi um recado de que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em avaliar propostas, projeto e a capacidade dos políticos para desempenharem funções públicas. Os nossos nomes são extremamente preparados e capacitados, e as urnas deram um recado positivo”, afirma o parlamentar. As informações são do site Informe Baiano.

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios