CidadesCuriosidadesEducaçãoMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Rio de Contas completa 297 anos; a primeira cidade planejada do Brasil mantém sua estrutura original

A primeira cidade planejada do Brasil foi criada por Provisão Real em 1745 e preserva o traçado antigo, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.

O município de Rio de Contas, situado na Serra das Almas, na Chapada Diamantina, completa nesta sexta-feira (27) 297 anos. Foi a primeira cidade planejada do Brasil, criada por Provisão Real em 1745, e preserva o traçado antigo, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.

Para quem não sabe, a cidade que passou pelo Ciclo do Ouro, durante um século, depois da chegada dos Bandeirantes, traz em sua história arquiteturas exuberantes que marcam o local, com centenas de imóveis tombados e pontos turísticos sem igual.

Cachoeira do Raposo, Poço Preto, Poço das Andorinhas, Cachoeira do Fraga, Cachoeira do Giló, são cartões de visita do município de Rio de Contas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A gastronomia local traz pratos a base de peixe tucunaré, servido com cortado de palma, de galinha caipira que acompanha pirão de ‘parida’ (caldo de galinha) e godó de banana verde, tradição da região. Outro prato famoso por lá é o arroz com pequi.

Bebidas destiladas também marcam a tradição local como a conhecida cachaça orgânica Serra da Almas. O artesanato, também, tem força em Rio de Contas, apresentando em sua cultura bordados em crivo rústico feitos de tecidos de linho e algodão, miniaturas feitas com madeira jacarandá, e peças de montaria em couro e metal.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios