CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica
Trending

#Piatã: Após justiça anular posse e eleição, Câmara tem novo presidente; Valmir do PDT vence com seis votos

Em seu primeiro discurso como presidente, o edil professor Valmir disse que espera contar com a ação, orientação e participação de todos os colegas da Casa.

A Câmara de Piatã, município da Chapada Diamantina, já tem novo presidente. Foi eleito nesta sexta-feira (22), o vereador Valmir Almeida Silva, o popular professor Valmir (PDT), por seis votos contra cinco. Conforme informações de assessoria, dessa vez, a eleição seguiu todos os trâmites regimentais e constitucionais. Valmir presidirá a Casa Legislativa no biênio 2021 a 2022, após polêmicas sessões que ocorreram no primeiro dia do ano de 2021 (veja aqui, aqui e aqui).

É que a justiça decidiu pela anulação das sessões de posse e da eleição da Mesa Diretora, que elegeu Beto Bahia presidente em 1º de janeiro, mesmo com ele e o ex-presidente da Casa Manoel Miron Matos, o popular ‘Mirinho’ (PP), terem entrado com recurso contra a medida judicial. Na decisão da última terça-feira (19), o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Augusto Albiani Alves Júnior, manteve a decisão do juiz de primeira instância. Na quinta-feira (21), foi realizada a posse dos vereadores em obediência à decisão judicial do juiz Régio Bezerra Tiba Xavier e confirmada pelo TJ-BA.

O prefeito de Piatã, Marcos Paulo, assistiu a sessão ao lado de amigos e prefeitos e ex-gestores de municípios baianos | FOTO: Marina Matos |

Em seu primeiro discurso como presidente, o edil professor Valmir disse que espera contar com a ação, orientação e participação de todos os colegas da Casa. “Quero pedir desculpas aos piataenses por tê-los submetido à situação nunca vista neste município e que nós possamos trabalhar dobrado para riscar esta tragédia que aconteceu no dia 1º de janeiro. Essa falta de compromisso e busca exacerbada de poder não têm relação com o Executivo, que foi e segue de forma produtiva, legal e precisa”.

“Juntos podemos mostrar à nossa população que aquele momento foi apenas um momento, nós precisamos apagá-lo da nossa memória e, sobretudo, da lembrança do povo de Piatã. Mas não se apaga apenas colocando no esquecimento e sim mostrando ao povo trabalho, respeito e responsabilidade”, finaliza. ‘Mirinho’ também fez uso da palavra e disse que “a vida ensinou que precisamos fazer a nossa parte, fazer aquilo que está ao nosso alcance da melhor maneira possível e foi por isso que me coloquei à disposição da sociedade piataense para dar o melhor de mim e lutar pela nossa gente”.

O vereador Grayson Roberto Soares encabeçou a chapa derrotado por Valmir; e o edil Zé Pitombo, que teve covid-19 e não compareceu à posse em 1º de janeiro | FOTO: Montagem do JC/Marina Matos |

Dada a posse aos vereadores, José Hélio Mesquita (edil mais votado, e que não compareceu à posse no dia primeiro por testar positivo para covid), deu início ao processo de eleição da mesa diretora do legislativo para o biênio 2021-2022. Assumem como vice-presidente, primeiro, segunda secretária e suplente, respectivamente, Zaqueu Alves de Souza (PDT), Telma Silva Xavier e Carlos Henrique Marques (PDT). A chapa derrotada apresentou como candidato à vice-presidente Ronaldo de Souza, primeiro e segundo secretários Manoel Miron Matos e Amarildo Santos Lima (PP).

A vereadora Telma Xavier falou sobre combates provocados inutilmente. “Existem lutas que não precisam existir. Nós as provocamos e para cada ação, existe uma reação. Que nós possamos refletir sobre nossas ações e provocar menos lutas desnecessárias” conclui a edil. O atual prefeito do município chapadeiro, Marcos Paulo (PDT), acompanhou a sessão que elegeu a nova Mesa Diretora ao lado do prefeito de Rio de Contas, Cristiano Azevedo, do ex-prefeito de Livramento, doutor Paulo César e do ex-gestor de Érico Cardoso, Érico Azevedo.

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios